O melhor pedaço da Maçã.

As 10 melhores citações de Steve Jobs

Silhueta de Steve Jobs na AppleDiante do afastamento temporário de Steve Jobs da Apple, nada melhor que relembrar (ou conhecer) 10 das suas melhores citações (traduções livres feitas por este que vos escreve), sobre os mais diversos assuntos. A compilação foi feita ainda no ano passado pelo Marketing Nirvana.

Publicidade

Afinal de contas, quem não gostaria de encontrar Steve Jobs pessoalmente? 😉

Cinco mantras de gerenciamento

10. Sobre gerenciamento

Meu trabalho é não dar mole para as pessoas. Meu trabalho é torná-las melhores. Meu trabalho é reunir coisas de diferentes partes da empresa, simplificá-las e angariar recursos para os projetos principais. E, para termos essas pessoas excelentes, temos que exigir mais delas e torná-las ainda melhores, fazendo-as trazer visões ainda mais agressivas de como tudo poderia ser.

9. Sobre contratações

Publicidade

Recrutamento é difícil. É como achar agulhas num palheiro. Você nunca saberá o suficiente numa entrevista de uma hora. Então, no final das contas, é tudo baseado no seu instinto. Como eu me sinto sobre essa pessoa? Como ela se comportaria quando desafiada? Eu sempre pergunto o seguinte: “Por que você está aqui?” As respostas em si não são o que procuro. São os metadados.

8. Sobre demissões

Publicidade

Tivemos uma dessas há um tempo, quando a bolha ponto-com estourou. Eu disse para nossa companhia que simplesmente investiríamos em uma forma para sair da crise, que não demitiríamos pessoas, já que nos esforçamos bastante para que entrassem na Apple, antes de mais nada — a última coisa que faríamos seria despedi-las.

7. Sobre um plano de sucessão do CEO

Algumas pessoas dizem, “Ai, meu Deus, se [Jobs] for atropelado por um ônibus, a Apple estará em apuros.” Você sabe, não acho que seria motivo para festa, mas há pessoas bastante capazes na Apple. Meu trabalho é tornar todo o time executivo bom o suficiente para serem sucessores, então é isso o que eu tento fazer.

6. Sobre estratégias de produtos

Isso não tem nada a ver com cultura popular, nem com enganar pessoas, muito menos com convencê-las de que querem algo quando isso não é verdade. Nós descobrimos o que nós queremos. E acho que temos uma boa disciplina em achar se muitas outras pessoas gostariam, também. É para isso que somos pagos. Nós só queremos criar ótimos produtos.

Cinco mantras de liderança

Publicidade

5. Sobre liderança

Quando uma boa idéia surge, você sabe, parte do meu trabalho é mexer com ela, ver o que pessoas diferentes pensam sobre ela, fazer as pessoas falarem sobre ela, discutir com as pessoas sobre ela, fazer idéias circularem naquele grupo de 100 pessoas, reunir pessoas diferentes para explorar aspectos variados dela e, é isso, explorar coisas.

4. Sobre evangelização

Quando eu contrato alguém realmente sênior, competência vem antes de tudo. Eles precisam ser realmente inteligentes. Mas o grande problema pra mim é: será que eles irão se apaixonar pela Apple? Porque, se isso acontecer, o resto é consequência. Eles passam a querer o melhor para a Apple, e não o melhor para eles, o melhor para o Steve ou para quem quer que seja.

3. Sobre foco

Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.

2. Sobre experiência do usuário

Nosso DNA é o de uma companhia consumista — para cada consumidor que nos apoia ou não. É com esses que nos preocupamos. E achamos que o nosso trabalho é sermos responsáveis por toda a experiência do usuário. Se ela não for boa o suficiente, é nossa culpa, pura e simplesmente.

1. Sobre criatividade

Isso acontece mais do que você pensa, porque não é só engenharia e ciência. Há arte, também. Às vezes, quando você está no meio de uma dessas crises, você não tem certeza que conseguirá atingir a sua meta. Mas nós sempre conseguimos, então temos um certo nível de confiança, ainda que de vez em quando você se questione. Acho que o principal é que não estamos todos apavorados ao mesmo tempo. Digo, nós realmente colocamos nosso corpo e alma nessas coisas.

. . .

Ah, uma última, para fechar:

Não temos a oportunidade de fazer tantas coisas, por isso todas elas precisam ser realmente sensacionais. Porque essa é a nossa vida. A vida é breve, e aí você morre, sabe? Todos escolhemos fazer isso com as nossas vidas. Então é bom que seja excelente. É melhor que valha a pena.

Amém.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aviso de interrupção de serviço dos Estados Unidos da América

Próx. Post

EverSave salva documentos automaticamente no Mac OS X

Posts Relacionados