O melhor pedaço da Maçã.

DisplayMate compara telas de smartphones e constata equilíbrio entre diferentes tecnologias

Retina Display

Retina DisplayQual a melhor tela dos smartphones atualmente no mercado? Segundo um teste feito pela DisplayMate, nenhuma: todas as tecnologias têm pontos altos e baixos, refletindo diferentes focos dos seus fabricantes. Foram examinadas as telas dos iPhones 3GS (LCD) e 4 (Retina), do Motorola DROID (“Super LCD”), do Samsung Galaxy S (“Super AMOLED”) e do Nexus One (OLED).

Publicidade

Dos aparelhos testados, o iPhone 3GS (que tem a mesma tela de 2007) e o Nexus One (com uma tecnologia primitiva de OLED) foram os de pior desempenho, especialmente pelas comparações inevitáveis com suas versões melhoradas. O iPhone 4 recebeu o prêmio de Melhor Tela Mobile, por ser a mais brilhante e nítida, apesar de exibir cores pouco saturadas e com contraste excessivo. A DisplayMate reitera, porém, que a denominação “Retina” serve apenas para efeito de marketing, opinião que já foi bastante contestada.

O Galaxy S e sua tela “Super AMOLED”, por sua vez, receberam o título de Melhor Nova Tecnologia para Telas Mobile, exibindo um contraste até 50 vezes maior que a tela Retina (ainda que isso não seja tão significativo em condições normais de uso) e apresentando bom desempenho na exibição de fotografias, mas decaindo com gráficos monocromáticos por causa de sua distribuição de subpixels (apenas dois por pixel).

O Motorola DROID, mesmo tendo quase um ano de mercado, ainda conseguiu ser eleito dono da Melhor Qualidade de Imagem Mobile, sendo comparado a uma TV de alta definição pequenina. Curioso notar, ainda, que o Android 2.1 foi reiteradamente responsável por pioras na qualidade de imagem dos gadgets, sendo a versão 2.0 superior neste aspecto.

Confira abaixo uma tabela supercompleta, contendo todas as informações obtidas pela DisplayMate em seus testes:

Comparação geral de telas de smartphones - DisplayMate

Particularmente, achei que a DisplayMate quis ser diplomática demais com este resultado: se a tela Retina do iPhone 4 tem a melhor resolução, o menor consumo de energia (surpreso?) e o melhor brilho, perdendo somente para o DROID em termos de gamut de cor, não vejo por que distribuir três prêmios com nomes levemente diferentes.

Publicidade

Em todo caso, a Samsung deve ter ficado com a cara no chão, pois ela foi a primeira a menosprezar a tela do iPhone 4, dizendo que ela gastaria “até 30% a mais de energia”. JURA?! Agora é hora de descreditar os testes da DisplayMate, Samsung, pois eles apontam justamente o contrário. 😛

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Empresa cria bancada móvel com suporte para iPad e teclado Bluetooth; médicos e pacientes festejam

Próx. Post

Gizmodo divulga quais são os planos de Steve Jobs para a sua nova casa dos sonhos

Posts Relacionados