Numa tentativa de combater as apocalípticas falhas do sistema de patentes dos Estados Unidos, a Microsoft conseguiu aliados de peso em uma cruzada para facilitar a invalidação de registros ruins. Entre seus apioadores estão Apple, Apache Foundation, Google, Facebook, Dell, Yahoo!, Intel, Intuit, Netflix, Verizon, HTC, HP, Toyota, Electronic Frontier Foundation (EFF) e várias outras, além de 35 professores de Direito, num total de 11 amicus briefs requerendo que a questão seja apreciada pela Suprema Corte.
Na verdade, o pedido destas empresas nem é algo que vá deixar Steve Wozniak de cabelo em pé: elas querem apenas que os requisitos para invalidar uma patente sejam os mesmos usados para comprovar infrações. Soa justo? O caso que disparou essa verdadeira mobilização entre tantos nomes de peso bem que poderia ter sido o de Paul Allen, mas foi o que envolveu a gigante de Redmond e a i4i (sou só eu, ou o nome dessa empresa é “olho por olho”?) acerca de arquivos XML, batalha esta que foi perdida pela Microsoft.
A carta expedida pela Maçã pode ser baixada na íntegra aqui [PDF; 127KB]. Quem tiver interesse em conhecer mais detalhes deste caso e ver as outras dez cartas, pode consultar este artigo do Law.com.
[via ZDNet]