O melhor pedaço da Maçã.

DisplaySearch: iPad provoca quedas substanciais em vendas de netbooks; notebooks baratos também são culpados

Foto: Gizmodo.
Eee empilhado

As coisas não vão bem no mercado de netbooks: segundo um relatório liberado pela DisplaySearch, o iPad teve um papel determinante nas quedas de 8% nas vendas de netbooks de 10 polegadas e 89% nas dos de até 9 polegadas ou menos durante o segundo trimestre de 2010. No geral, os computadores de menor porte experimentaram uma queda de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. O curioso é que, se contarmos com o iPad nessa categoria, a situação se inverte para um crescimento de 29%.

Publicidade

Mercado de computadores portáteis - DisplaySearch

Mercado de computadores portáteis - DisplaySearch

A previsão para este e o próximo trimestres, por sua vez, demonstra uma participação significativa da tablet da Apple no mercado de computadores portáteis, chegando a mais de 9 milhões de unidades vendidas, contra apenas 5,5 milhões de netbooks com telas entre 10 e 12,5 polegadas. Pode até ser que os minicomputadores não sumam, mas definitivamente eles não vão crescer.

Publicidade

Entre mais uma máquina com Windows e algo realmente novo, parece que os consumidores estão preferindo experimentar formas diferentes de computador. Outro fator que pode estar por trás dessa tendência é a paridade de preços entre netbooks e laptops completos: entre uma classe e outra a diferença pode chegar a parcos US$60, de forma que para os consumidores é muito melhor adquirir uma máquina mais potente. Por fim, em países desenvolvidos, nos quais a presença de computadores completos é generalizada, o interesse por equipamentos realmente secundários é maior.

Só não digo que a chegada de mais tablets ao mercado vai representar o fim definitivo dos netbooks porque, estranhamente, ninguém conseguiu ainda fazer um produto na categoria do iPad que custasse o mesmo preço. Caramba, não conseguiram fazer nem custando o dobro! 😛

[via MacDailyNews]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Leitor ajuda polícia a prender bandidos em Belo Horizonte usando o recurso Find My iPhone

Próx. Post

Analista não vê ameaça nos concorrentes do iPad; pelo senso comum, é hora de ficarmos com medo

Posts Relacionados