O melhor pedaço da Maçã.

Acorde na hora certa: sete despertadores e timers para o seu Mac

por Marcsheep

Publicidade

Quem gosta de ser acordado com um alarme estridente às 6 horas da manhã? Não é uma boa maneira de começar o dia com o pé direito, sem dúvida alguma!

O MacMagazine compilou uma lista com aplicativos de despertadores e timers para quem quer acordar de bem com a vida. Como? Você pode programar alguns apps para acordá-lo com uma lista musical do iTunes. Já pensou em acordar ouvindo “As Quatro Estações”, de Vivaldi, ou ainda uma compilação de sons da natureza… ou até mesmo Lady GaGa! 😛 Ainda dá pra ficar na cama até acordar de verdade… Você é o DJ!

Alarm Clock Pro 9

É de longe o app mais completo, podendo alertá-lo em dias específicos (datas de aniversário, por exemplo), todos os dias, dias relativos (primeiro domingo do mês) e um dia qualquer na semana. Vem com função timer, além de integração com Apple Remote, iTunes, iCal e Agenda. Pode tocar listas do iTunes, executar AppleScripts, reiniciar/desligar o computador, abrir um arquivo e até mesmo enviar um email com uma foto da iSight tirada no horário estipulado!

Alarme para Mac

O único contra é que ele é pago — como as demais coisas boas da vida —, saindo por US$20. Felizmente, dá para experimentá-lo sem pagar nada por 15 dias, antes de bater o martelo.

Alarme para MacAlarm Clock 2

Não é produzido pela mesma desenvolvedora do app anterior, é grátis e funciona muito bem! Já está traduzido para português e executa alarme, timer e cronômetro. Ativar ou criar um é bastante fácil, podendo inclusive criar alarmes para dias alternados da semana. É bastante leve e integrado ao iTunes, e tem a função “Acordar Fácil”, reduzindo o volume inicial do alarme/música e aumentando gradativamente — para te acordar sem sustos.

Publicidade

O app é baseado num ícone da barra de menus e tem um design bastante funcional. Seu único contra, mesmo, é que o ícone é muito feio.

Alarme para MacTinyAlarm 1.3

Este é um despertador supersimples. É grátis e não tem as opções mais essenciais, como integração com iTunes, timer, desligamento automático e cronômetro. Para criar um alarme é necessário apenas selecionar a hora em que o ele deve tocar. De tão básico perdeu o charme, mas talvez funcione para alguém.

Publicidade

Requer o Mac OS X 10.4 ou superior.

Aurora 4

É o que traz o melhor design entre os apps desta lista! Além das funcões básicas, tem recursos bastante completos, como integração com Apple Remote e até suporte a sintonizadores de TV digital EyeTV, da Elgato — disponível apenas nos Estados Unidos. Com o Aurora um alarme flui de maneira bastante intuitiva.

Alarme para Mac

Tudo isso sai por um preço — 15 euros —, mas ele pode ser experimentado antes durante 14 dias.

Awaken

Também é bastante integrado ao iTunes — importando as capas de suas músicas, inclusive. Tem um design legal e não é difícil de entender como o app funciona, porém não é um aplicativo leve — falhou comigo em vários dias consecutivos, não iniciando o alarme. Os testes foram realizados num Mac sempre com diversos aplicativos abertos e reiniciado uma vez por mês — ou seja, pode ter a ver com isso.

Alarme para Mac

Este custa 10 dólares canadenses e possui uma versão para iPad e iPhone/iPod touch, mas que não sincroniza com a versão desktop.

Alarme para MacMinutes

Este é o meu preferido, e até já foi comentado aqui no MacMagazine! 😉 Trata-se de um widget gratuito para Dashboard, bonito e bastante intuitivo. Funciona apenas como timer, podendo disparar alarmes, tocar listas ou parar músicas do iTunes, abrir arquivos e pôr o seu Mac para dormir. Vem com quatro temas e seis sons de alarme.

iRooster

Não tem um design sensacional, mas também não é de todo ruim. Traz a maioria dos recursos básicos presentes dos aplicativos anteriores, como fade-in do alarme, integração com iTunes e Apple Remote, porém não é o melhor dos apps. A interface poderia ser aprimorada e ele necessita urgentemente de atualizações — a última versão foi lançada em janeiro de 2008.

Alarme para Mac

Sai por US$10.

· · ·

As opções não são limitadas, por isso com certeza dá para acordar bem ao som de Pa Panamericano com um aplicativo grátis. Para quem tem necessidades complexas, talvez um aplicativo pago seja mais eficaz — mesmo assim com ressalvas, pois eu mesmo troquei o Awaken pelo gratuito Alarm Clock. Dá pra usar mais de um, também! O Minutes é um excelente timer para Dashboard, gratuito.

Contudo, aqui vão mais duas dicas gerais, independentemente do aplicativo escolhido:

  • Alguns MacBooks não despertam do modo sleep se não estiverem conectados ao carregador.
  • Se você deixar fones de ouvido plugados ao Mac, os falantes internos não irão reproduzir som nenhum.

E aí, qual você escolheu? 😉

[inspiração para este post: Mac.AppStorm]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

FlexiCorder permite que donos de iPhones 4 usem as duas câmeras do aparelho durante filmagens

Próx. Post

Bumpers voltam a ser vendidos em Apple Online Stores; sim, inclusive na brasileira

Posts Relacionados