O último relatório da Flurry foi mágico: ele conseguiu chamar mais atenção com uma falácia do que uma mulher peituda usando uma camiseta branca molhada. Segundo a empresa de análise, os jogos sociais e apps de redes sociais para iOS que ela monitora têm uma audiência diária de 19 milhões de pessoas, as quais gastam uma média de 22 minutos por dia usando ditos apps. Esses números são comparáveis à quantidade de espectadores de programas televisivos de sucesso, como o futebol de domingo à noite na NBC, ou o Dancing with the Stars, da ABC — e fica apenas um pouco abaixo do American Idol, da FOX.
Por que alguém compararia uma pletora de apps com programas de TV individuais (quando o correto era pegar pelo menos uma classe inteira de programas), eu não faço ideia. Ou melhor, eu tenho uma teoria: para chamar a atenção com uma pseudonotícia escandalosa. “A [conclusão] mais óbvia é o impacto na indústria de publicidade, que tem confiado no alcance gerado pelo horário nobre da TV por anos. Nesta temporada, enquanto American Idol se ocupa de trocar de juízes, o povo votou: jogos sociais no iOS são um horário tão nobre quanto o da TV”, disse Peter Farago, vice-presidente de marketing na Flurry. Sim, isso vindo de uma empresa que vive de apps é muito, muito imparcial e confiável.
Então um programa de TV que chega a milhões e milhões de casas, onde muitas vezes a família toda é atingida de uma vez só, deve se sentir ameaçado por apps que são usados individualmente por curtos períodos? E os comerciais da TV se comparam em persuasão aos banners dos apps? Calma aí, né? A App Store é um sucesso, o iOS é amado pelos usuários, odiado pelos concorrentes e nunca mais veremos smartphones da mesma maneira por causa dele, mas essa comparação é o absurdo dos absurdos.
Nem o melhor dos iAds ainda é capaz de bater a força bruta de uma propaganda bem colocada no intervalo da novela das oito nove, e acredito que vai demorar muito pra essa comparação poder ser feita assim, tão diretamente.
[via MobileBeat]