O melhor pedaço da Maçã.

So sorry, Adobe: Apple também quer Flash Player longe da iPad

No Flash For You!
iPad — No Flash For You

Não que isso tenha me impressionado — afinal de contas, eu tenho um “casamento conturbado” com o Flash Player há muito tempo —, mas muita gente achou estranho que, mesmo num gadget mais poderoso e responsivo que um iPhone ou iPod touch, a Apple também tenha excluído o suporte ao Flash Player. Prova disso é o que um engenheiros da Adobe escreveu no seu blog sobre a plataforma: “Há algo importante faltando na iniciativa da Apple de conectar usuários a conteúdo.”

Publicidade

Só por causa disso?

iPad — No Flash For You
No Flash for you!

A imagem acima prova que a iPad também não roda Flash. Mas o que a Adobe esperava? Afinal de contas, iPhones e iPods touch rodam o iPhone OS, o qual não suporta Flash. Imagino que, depois de toda a repercussão da falta de Flash nesses aparelhos — e do fato de atualmente ele ser bem ruim no Mac —, já deveria ter ficado claro que a Apple não está nem aí para o Flash Player como forma de entretenimento — mesmo ele sendo o componente principal para acesso a 70% dos jogos e 75% dos vídeos da internet.

Talvez não seja hora de vermos o plugin da Adobe disponível para os gadgets da Apple, mesmo com o hardware da iPad sendo bastante eficiente — agora, se o Flash vai fazer falta ou não, ninguém tem certeza ainda, mesmo com as reclamações que estão rolando sobre a tablet. O jeito para quem cria conteúdo em Flash será usar o SDK da iPad para desenvolver soluções próprias de entretenimento e distribui-las na App Store — o que não é o fim do mundo, visto que muita gente já faz isso para o atual iPhone OS.

Publicidade

Por outro lado, desenvolvedores Flash não ficarão totalmente abandonados pela Adobe, pois a alternativa de desenvolvimento de apps para iPhone com o Flash Professional CS5 também funcionará com a iPad, segundo a empresa. Inicialmente, eles não rodarão bem na resolução máxima da tablet da Apple, mas a Adobe com certeza resolverá isso em breve, julgando que sua plataforma de entretenimento também é bastante amigável com dispositivos móveis de múltiplas resoluções.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Com a iPad, Apple começa a explorar as possibilidades de criação do seu próprio hardware

Próx. Post

Apple conduzirá hoje um evento especial restrito a funcionários no seu campus

Posts Relacionados