O melhor pedaço da Maçã.

Novo recurso Canvas é finalmente lançado pelo Slack

O Canvas é uma espécie de Google Docs integrado ao Slack
Canvas no Slack

Anunciado no ano passado, o recurso Canvas foi finalmente lançado pelo Slack. Se propondo a ser uma espécie de Google Docs integrado aos chats e canais da plataforma de comunicação corporativa, a ferramenta promete facilitar o trabalho e evitar a dependência de apps externos para realizar tarefas básicas.

Publicidade

Começando a ser lançado para todos os usuários a partir de hoje, o recurso chega para tornar o Slack menos “bagunçado” e permite que usuários de um canal ou de uma conversa tenham acesso rápido a links e a outros arquivos importantes sem haver a necessidade de rolar pelas várias threads iniciadas constantemente no software.

Canvas, portanto, nada mais são do que documentos nos quais usuários podem reunir links, arquivos e textos sobre determinados projetos, tudo organizado em uma única tela — o que elimina a necessidade de usar softwares de terceiros (à la Google Docs) para tal finalidade, como muitos usuários fazem atualmente.

É uma ferramenta para facilitar a organização, a curadoria, a colaboração e o compartilhamento de informações das equipes, tudo isso conectado ao workspace do Slack.

Além de textos e arquivos, canvas também podem contar com citações a membros (com direito a @ e diferenciação por cor para usuários que contam com acesso ao documento) e com suporte à incorporação de links de plataformas como Twitter, YouTube ou até mesmo de outros documentos do tipo Canvas.

Aliás, outro ponto positivo do Canvas é no gerenciamento de compartilhamento e permissões, já que é possível selecionar automaticamente com qual pessoa da empresa ou em qual canal ele será compartilhado — o que elimina a necessidade de recolher endereços de email para compartilhar documentos externamente.

YouTube video

Mesmo com a comparação inevitável ao Google Docs, o novo recurso funciona mais como uma espécie de repositório de objetos que já seriam compartilhados no Slack do que como um editor de documentos de fato. Embora seja possível aplicar alguma formatação nos canvas, ainda é algo muito limitado em relação a apps especializados em edição.

Um canvas pode ser criado tanto em uma mensagem direta (MD) quanto de forma independente — neste caso, sendo necessário compartilhar o documento no canal relacionado para colaborar com os colegas de equipe. Nessa página, o Slack explica o passo a passo para criar um documento de ambas as formas.


Ícone do app Slack
Slack de Slack Technologies, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 24.04.20 (326 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Slack for Desktop
Slack for Desktop de Slack Technologies, Inc.
Compatível com Macs
Versão 4.37.101 (192.3 MB)
Requer o macOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá limitar funções do iOS pela localização de usuários

Próx. Post

Promoções na App Store: Workout Dice, AuditBricks, CALC Inteligente e mais!

Posts Relacionados