O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Será a iBookstore o novo hobby da Apple?

Ícone do iBooks

Ícone do iBooksParece que as coisas não vão muito bem entre as estantes virtuais da iBookstore. O primeiro sinal evidente é um traço das atitudes da Apple: se algo vai bem, ela festeja abertamente; se algo vai mal, ela se cala. Por acaso alguém sabe de números oficiais das vendas do antigo Apple TV? Não? É porque ele vendeu mal.

Publicidade

Outro que parece não estar bem das pernas é a loja de ebooks, mas é quase fácil demais de entender o motivo: David Winograd, do TUAW, listou bem alguns dos problemas que a iBookstore enfrenta. Escassez de conteúdo, falta de nomes grandes no mercado editorial, como a Random House, um sistema de busca/interação pobre e até buracos em séries de livros prejudicam o usuário que deseja ler em iPads, iPhones ou iPods touch.

Notou como faltou falar “Mac”? Pois é, esse é mais um problema, muito bem apontado por Michael W. Perry, autor de Untangling Tolkien, em um artigo de opinião sobre o iBooks, republicado pelo Teleread. Já para autores, outro problema sabota o sucesso da livraria da Apple: diante do domínio que a Amazon.com tem sobre o mercado de livros eletrônicos, nem chega a valer a pena criar uma versão ePub especialmente para o iBooks — acaba sendo bem mais rentável cuidar do formato proprietário do Kindle e deixar que um serviço como o Smashwords providencie a compatibilidade com o resto.

A não ser que a próxima versão do iLife traga o iBooks como um aplicativo de leitura no Mac OS X, acho complicado que muito disso mude rapidamente. Infelizmente, os números não estão a favor da Apple, mas o Apple TV é prova de que ela não desiste fácil de um mercado. E você, o que acha do iBooks e da loja de livros da Maçã? Será que ela tem jeito?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Homologação do iPod touch 4G

Anatel homologa iPod touch de quarta geração e Magic Trackpad [atualizado]

Próximo Artigo
Novo MacBook Air? - Engadget

Surge imagem mostrando a beleza interior de um suposto novo MacBook Air [atualizado]

Posts Relacionados