Sarien.net (até o Internet Explorer 6 é bem-vindo, pra você ter uma noção da coisa!). Mas estou colocando o carro diante dos bois. A Sierra Entertainment, uma subsidiária da Activision, foi muito famosa na década de 1980 pelos seus jogos de aventura para PC — títulos como King’s Quest, Leisure Suit Larry e Space Quest.
Sim, você leu direitinho: nada de App Store nesta história. Na verdade, você já pode desfrutar de vários jogos de aventura desde já no seu browser, acessando oEm pleno ano de 2010, entra em cena Martin Kool e decide iniciar uma “campanha do eu sozinho” e incentivar a Activision a lançar para iPad e Xbox Live versões em alta definição de seus clássicos. Daí ele apresenta o seguinte preview:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p-FhSzoXPTg[/youtube]
Detalhe: o iPad acima está rodando apenas um favorito do Mobile Safari salvo na Home Screen. E você achando que não dava pra fazer jogos com HTML, CSS e JavaScript. 😉 Quando finalizados, os jogos poderão ser acessados via iPad e não vão nem mesmo requerer digitação, pois todos os comandos de texto vão estar na tela e controlar seu personagem vai ser algo completamente amigável à touchscreen da tablet.
O único empecilho para esse projeto ir adiante, obviamente, é o quão o time legal da Activision vai ficar empolgado com o trabalho de Kool. Segundo o desenvolvedor, no instante em que receber uma notificação da proprietária dos jogos, ele os tira do ar, mas nutre a esperança de conseguir algum tipo de acordo ou licença não-comercial para manter os games tradicionais funcionando ou, quem sabe, ser chamado poder trabalhar em versões renovadas deles. Atualmente, Kool mantém tudo por conta própria e não há nem anúncios no site ou nos jogos.
Até hoje, o Sarien.net contou com a ilustre presença de 2 milhões de jogadores, incluindo este que vos escreve. Se você curtir joguinhos à moda antiga, vale demais a pena fazer uma visita e matar o tempo com gloriosos gráficos 2D de baixíssima definição — uma trégua para os sentidos, nestes tempos de milhões de polígonos a 60fps em telas de alta definição.
[via Touch Arcade]