Reza a Lei de Metcalfe que “O valor de um sistema de comunicação cresce na razão do quadrado do número de usuários do sistema.” Sendo assim, o valor do FaceTime aumentou um pouquinho ontem, quando todos os usuários do Snow Leopard se tornaram parte potenciais dessa rede de comunicação.
Chris Whitmore, do Deutsche Bank, acredita que foi pensando nessa Lei que a Apple investiu no aplicativo para Mac OS X, obviamente com o objetivo de acelerar a adoção de sua plataforma de comunicação. Na terça-feira, ela conectava 19 milhões de gadgets, mas em 2013 algo em torno de 300 milhões de eletrônicos deverão estar interligados por ela, disparando o número de conexões possíveis para 40 trilhões — isso apenas contando iPhones, iPods, iPads e Macs. “O FaceTime não apenas se soma às muitas coisas que fazem dos produtos da Apple os mais fortes da história”, Whitmore conclui. “Ele também tem o potencial de aumentar exponencialmente a permanência da plataforma.”
Shaw Wu, da Kaufman Bros., crê que a chegada de um aplicativo do FaceTime para Windows poderá torná-lo um rival de peso para serviços tradicionais, como o Skype. Já Ben Reitzes, da Barclays, acredita que deixar o Mac mais semelhante aos produtos de maior sucesso da Apple poderá intensificar o “Efeito Halo”, impulsionando mais ainda a venda de computadores.
Adicionando meus dois centavos: agora que todo Mac tem potencial de fazer uma chamada de vídeo usando a internet, é melhor as operadoras rezarem para o FaceTime nunca ser liberado oficialmente via redes 3G, ou a galinha dos ovos de ouro delas (os retrógrados planos de voz) vai morrer.
[via Fortune Tech]