Em uma coletiva para a imprensa realizada hoje no começo da tarde, em São Paulo, o Google surpreendeu habilitando um recurso no seu aplicativo Mobile App para iOS especialmente para os brasileiros: buscas por voz. Ele já está funcional na última versão do software, liberada no começo do mês com a estreia do Google Goggles.
O recurso em si já está disponível no aplicativo desde o final de 2008, mas agora foi adaptado para o nosso idioma. Cada língua tem uma entonação diferente para sílabas e certos caracteres, por isso a alteração dos algoritmos de reconhecimento é necessária para uma maior precisão na hora de transformar voz em texto.
A ideia de oferecer essa funcionalidade para usuários é evitar erros em buscas digitadas nos teclados virtuais de iPhones/iPods touch, bem como permitir a realização de pesquisas sem o uso das mãos. Ela também traz facilidades como conversão de unidades (distância, peso e até moedas, só pra citar algumas), pesquisa de notícias por assunto, procura por bares/restaurantes próximos, entre outras.
“Agora, a busca por informação atinge um outro patamar com o Google Pesquisa por Voz. O usuário agora tem a opção de operar seu telefone por comandos de voz, fazendo buscas e procurando lugares de modo muito mais natural e fácil, contando com o todo poder de processamento da computação em nuvem do Google em seu smartphone”, afirmou Hugo Barra, diretor mundial para dispositivos móveis do Google.
Mais uma vez, fizemos questão do testar o aplicativo em vídeo:
O Google Mobile App é um aplicativo universal, compatível com iPads e iPhones/iPods touch. Ele requer o firmware 3.0 ou superior e não custa nada na App Store [8,6MB].
[agradecimento especial ao Fernando Távora]