O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Rumor: iPhone 5 usará tecnologia NFC para transformar qualquer Mac no seu Mac

MacBook e iPhone

Quer imaginar algo mágico? Você senta na frente de um Mac qualquer, tira seu iPhone do bolso e BOOM!, você está diante do seu Mac. Segundo uma fonte do Cult of Mac, isso está sendo planejado para o iPhone 5: tal proeza seria possível com o uso da tecnologia NFC (Near Field Communication, ou Comunicação de Curto Alcance), a mesmo usada para fazer pagamentos com celulares.

Publicidade

MacBook e iPhone

“Mas como?”, você pode perguntar. Como tudo o que a Apple faz, essa implementação seria simples a ponto de ser óbvia: o iPhone levaria consigo informações e dados do seu Mac (talvez atalhos da sua pasta Home na nuvem, conjuntos de senhas, coisas do tipo) e, quando estivesse próximo a um outro computador da Apple compatível com NFC, os dois se reconheceriam e, num passe de mágica, tudo o que faz do seu Mac seu (visual, configurações, contatos da Agenda, licenças de aplicativos e senhas de sites) seria aplicado. Ao afastar-se, o Mac “hospedeiro” voltaria a ser como era, quase como tivesse sido vítima de uma possessão.

Uma vantagem da NFC para esse tipo de implementação é sua capacidade de fazer autenticações seguras e rápidas. Por outro lado, a transferência de muitos dados pode ser mais demorada — o provável, pois, é que a NFC seja usada num “aperto de mão” e depois o trabalho pesado seja passado para algum outro sistema, como Bluetooth ou Wi-Fi. Só tem um detalhe chato: até onde sabemos, nenhum computador da Apple é compatível com NFC — seu saldo bancário sentiu um calafrio, agora?

Publicidade

Quanto à forma como os dados são levados pelo iPhone, as coisas ficam bem mais nebulosas: arquivos de preferências e pequenos documentos podem ficar sem problemas na memória do smartphone, mas outros tipos de informações podem comer mais megabytes (ou gigabytes!) do que seria exequível armazenar em um smartphone com máximo 32GB — ou 64GB no ano que vem, quem sabe. Aí é onde entraria a nuvem, pois até agora não sabemos exatamente quais seriam os limites das capacidades online do Mac OS X 10.7 Lion, sem falar que sempre há o data center na Carolina do Norte para atiçar nossas imaginações.

Bem, pelo menos já temos mais que o suficiente em termos de rumores e patentes para que esta tecnologia apareça no próximo iPhone, ainda que não passe de uma mundana e nada mágica iWallet.

Publicidade

Agora, se isso se concretizar mesmo, pelamordeDeus proteja seu iPhone com uma senha, pois se ele cair em mãos erradas você vai correr risco ao cubo. 😛

[dica do Tux]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Lady GaGa e Monster Heartbeats

Apple estaria investigando problemas com fones de ouvido Monster

Próximo Artigo
Logo do iAd

Apple resolve secretamente disputa judicial acerca do uso da marca "iAd"

Posts Relacionados