O iPad é um gadget excelente para a leitura de periódicos: sua tela de (quase) dez polegadas dá vida a qualquer conteúdo que você jogar nela, seja textos, fotografias, gráficos, vídeos ou infográficos. Além disso, interagir com informações usando as pontas dos dedos é, de fato, mágico, e as grandes editoras de revistas dos Estados Unidos estão se desdobrando para poder tirar proveito dessa nova forma de publicação.
Mas será que a venda de periódicos na App Store está dando certo? A Printing Choice criou o infográfico abaixo para destacar em que pé está a situação das revistas digitais na plataforma da Apple. Versão resumida: sem assinaturas, a coisa tá muito feia.
Pontos de destaque:
- Para leitores esporádicos, revistas no iPad são um bom negócio; para assinantes, é melhor comprar uma casa de palha pegando fogo.
- Muitas das revistas com apps têm sites gratuitos com todo (ou quase todo) o conteúdo das edições digitais e impressas — e muitos desses apps são apenas versões diferentes dos sites, mas sem ferramentas sociais, seleção de texto, busca, ou qualquer outra coisa que justifique pagar.
- As editoras não têm dó dos leitores, que pagam pelo menos US$500 para ter um iPad e ainda devem comprar as edições pelo mesmo preço das vendidas em bancas.
- Assumindo que a publicidade dentro destas revistas digitais renda US$25 por leitor, seria preciso vender 54 apps de US$5 para cada dono de iPad, a fim de alcançar a marca de US$4,5 bilhões em receita anual das revistas impressas.
Uma coisa é certa: se o rumor sobre um sistema de assinatura de periódicos no iPad não se concretizar, esse mercado vai morrer sem nem ao menos chegar à adolescência. Por enquanto, ler revistas na tablet da Apple é curioso e tem ar de novidade, dependendo do app, mas só é realmente viável para quem tem bolsos (bem) fundos. E cheios até a boca.
[via The Wall Blog]