O melhor pedaço da Maçã.

“Você ganhou um iPhone 4 de Natal!” — Alguém acreditaria mesmo em algo assim?

Golpe usando Vivo e iPhone 4

Não sei a de vocês, mas a minha caixa de Spam no Gmail pega *dezenas* de emails indesejados todos os dias, entre eles ataques de phishing e golpes dos mais diversos. Usar assuntos polêmicos, da atualidade, e produtos que mexem com o desejo dos consumidores são as práticas mais comuns — obviamente, aumenta a possibilidade de alguém cair na jogada.

Publicidade

Não costumamos destacar esse tipo de coisa aqui no site, até porque é bastante rotineira, mas corre nesta semana um novo golpe envolvendo Vivo e iPhone 4, e achamos por bem fazer um alerta para todos os nossos leitores.

Aqui está:

Golpe usando Vivo e iPhone 4

Vamos analisar um pouquinho este email:

  • A formatação segue à risca o visual da comunicação da Vivo — a parte mais fácil de todas para os criminosos, que só precisam pegar um email-marketing pronto da operadora e alterar o seu conteúdo. Este é o ponto-chave que usam para tentar se passar pela telecom.
  • Mas vamos ao conteúdo, e à parte principal desse spam: “Você ganhou [coloque QUALQUER produto aqui], resgate aqui o seu prêmio” é a jogada mais suja e batida de golpes como este. Pare para pensar: você se cadastrou em algum concurso? Estava aguardando o resultado do sorteio? A Vivo divulgou essa promoção em seu site oficial?
  • Por algum motivo, esses emails *sempre* têm erros crassos em seu conteúdo, o que facilita ainda mais a identificação do golpe. “vivo” e “apple” em minúsculas, “recemente”, “pela maior operador”, “estarão entrando em contato” [ok, isso ouvimos muito em call centers como o da Vivo, mas num email é dose!], “Tela em Retina” [???], entre outros, só pra citar alguns. O texto todo é muito mal escrito.
  • Quando você receber um email com um botão enorme e chamativo “Resgatar Presente” ou qualquer coisa que o valha, pelamordeDeus, desconfie! Está justamente aí o pulo do gato, onde você provavelmente terá que dar dados pessoais, número de cartão de crédito, etc. Se não for escancarado, você corre o risco de instalar um malware na sua máquina e também correr sérios riscos.

Não tenho dúvidas de que muitos leitores, atentos e experientes, olharão para a imagem acima e darão risada pensando como alguém poderia cair numa dessas. Mas acreditem: o sonho de ganhar um iPhone 4 pode realmente cativar a _desatenção_ de uns e outros. Se consideramos que, hipoteticamente, 0,01% cairia num golpe desses, e pensando que eles são disparados para milhares de pessoas, os malfeitores ainda saem lucrando (e muito!).

O próprio leitor Gustavo Arruda, quem primeiro nos enviou a imagem acima, disse que achou o email tão interessante que, só por curiosidade, resolveu clicar no link. Já o Gildo Vilaça foi categórico: “Olha só que golpe! Vai ter um monte de desatento caindo, vale alertar!!”

De fato, pessoal, não custa nada fazermos o nosso papel. Não contribuam para a disseminação desses golpes! “Quando a esmola é demais…”

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

É registrado mais um suicídio na Foxconn; quando isso vai acabar?

Próx. Post

Right Size, novo app da CINQ, converte medidas de roupas e sapatos entre países

Posts Relacionados