O melhor pedaço da Maçã.

Gráficos: smartphones, um mercado dominado por duas empresas

Logo asymco (miniatura)

Os gráficos de Horace Dediu, do asymco, falam por si só. Recheados de informações, basta uma olhada para entender todo um cenário. Desta vez, o analista resolveu se focar no péssimo e preocupante desempenho da Research In Motion, mas nem por isso as concorrentes (incluindo Apple e Samsung, obviamente) ficaram de fora do estudo.

Publicidade

Gráfico asymco

O gráfico acima mostra o número de smartphones vendidos desde o primeiro trimestre de 2007 até hoje, terceiro trimestre de 2012. Samsung e Apple simplesmente destoam do mercado — com a sul-coreana um pouco à frente —, sendo que Nokia, HTC e RIM estão indo ladeira abaixo.

Gráfico asymco

Clique para ampliar.

Publicidade

Já estes nos mostram a superioridade da Maçã quando o assunto é dinheiro. Não importa se o foco é receitas por venda de aparelhos ou margens de lucro operacional: a Apple está sempre sozinha, lá em cima, lucrando muito mais que qualquer outra empresa. Triste é ver que, com exceção dela e da Samsung, todas estão na “zona cinza” — a HTC ainda não está lá, mas tudo indica que chegará em breve.

O problema dessa área (margens de lucro operacional abaixo de zero) é que é, de acordo com Dediu, uma vez lá, é muito, mas muito difícil de sair, o que significa que a probabilidade de a empresa deixar de ser competitiva e falir, ser vendida ou algo parecido é grande.

Por mais que a gente goste dos produtos Apple, um mercado com apenas duas empresas não é bom pra ninguém. Só nos resta torcer para que essas outras companhias consigam oferecer algo bacana para consumidores e que voltem a ser competitivas como já foram um dia — mas que está difícil, está.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Agora que se livrou da disputa com a Proview, Apple é processada pela marca “Snow Leopard” na China

Próx. Post

↪ Dica de leitura: a história do ex-empregado da Apple que desenvolveu a Graphing Calculator mesmo depois de demitido

Posts Relacionados