O melhor pedaço da Maçã.

iOS 17 virá com modo Standby, app Journal, novidades no Mensagens e mais!

Depois de muita espera (e rumores), o iOS 17 finalmente está entre nós! Com uma lista de novidades bem mais enxuta do que o normal, a nova versão do sistema que equipa os iPhones chega com uma série de melhorias de qualidade de vida que deverão tornar a experiência do usuário bem mais fluida.

Publicidade

A primeira novidade do dia diz respeito aos aplicativos Telefone, FaceTime e Mensagens. No caso do primeiro, agora, é possível criar pôsteres de contatos personalizados, bem parecidos com a nova tela bloqueada introduzida pelo iOS 16. Essas imagens aparecem sempre que algum contato seu liga e podem ser configuradas com uma série de efeitos, fontes e até Memojis.

O app também ganhou o recurso Live Voicemail, que permite ler, em tempo real, uma mensagem que alguém estiver gravando na sua caixa postal. É possível ler a mensagem da tela de chamada ou tela bloqueada, ajudando o usuário a decidir se deve ou não retornar a ligação naquele exato momento ou se é algo que pode demorar um pouco mais. O processamento dessa transcrição, vale notar, ocorre de forma local, protegendo a privacidade das conversas.

Outro app que conta agora com uma espécie de caixa postal é o FaceTime, que, no iOS 17, permite gravar uma mensagem de vídeo caso algum contato não possa atender a sua chamada. O app também conta com uma série de novos efeitos que podem ser ativados por gestos durante as chamadas

Publicidade

O app Mensagens ganhou um belo banho de loja. O mensageiro da Maçã agora permite usar filtros para pesquisar conteúdos em conversas, bem como apenas deslizar com um dedo para responder a uma mensagem em específico. Seguindo o exemplo do Telegram e do WhatsApp, agora também é transcrever mensagens de áudio, o que com certeza é muito útil.

Além disso, graças ao recurso Check In, o próprio Mensagens trata de avisar o seu contato que você chegou bem em casa em momentos nos quais você está compartilhando a sua localização. Caso você demore mais do que o esperado, o mensageiro envia um alerta tanto para o contato quanto para quem está compartilhando a localização, o qual inclui informações como o nível de bateria do iPhone a intensidade do sinal da operadora.

Os apps do iMessage, localizados na parte de baixo da tela, foram movidos para um menu representado por um “+”. Esse menu também traz figurinhas, o que inclui packs de stickers e até mesmo Memojis. Emojis comuns também são tratados agora como figurinhas, bem como objetos removidos de fotos usando a ferramenta de corte nativa do iOS.

Outra novidade é o NameDrop, recurso do AirDrop que permite compartilhar o seu número de telefone e outras informações de contato apenas aproximando seu iPhone ou Apple Watch do dispositivo da pessoa que você deseja adicionar aos seus contatos. O mesmo gesto também funciona para compartilhar imagens do app Fotos e atividades que funcionem via SharePlay, como a reprodução de Música do Apple Music — que agora conta com playlists colaborativas, diga-se de passagem.

O teclado do iOS é outro aspecto que recebeu certa atenção: o recurso de correção automática, por exemplo, consegue agora corrigir um número bem maior de palavras e entende melhor o que você quer digitar para evitar correções indesejadas. O recurso usa um modelo de linguagem natural para entender, por exemplo, se deve ou não corrigir palavrões.

Confirmando os rumores, a Apple apresentou o app Journal. Com ele, o usuário pode registrar momentos memoráveis da sua rotina com texto, imagens e até informações de outros apps, como dados de uma caminhada e coisas do tipo. Ele usa aprendizado de máquina para dar sugestões, sendo que desenvolvedores também poderão trabalhar com uma nova API dedicada para elas.

Outro rumor certeiro, o Standby transforma o iPhone em uma verdadeira smart screen com uma série de informações em tela cheia sempre que o usuário conecta o iPhone a um carregador MagSafe e coloca-o em modo paisagem (horizontal). É possível adicionar fotos, widgets ou controles de casa inteligente. Ele também diminui o brilho da tela para não atrapalhar o usuário durante a noite e conta com uma espécie de relógio.

Obviamente, essas são apenas algumas novidades escolhidas pela Apple na demonstração do sistema. Muitas outras virão, as quais comentaremos ao longo da semana e após o início dos nossos testes com o novo sistema. 😉


Apoio: Autodesk

A Autodesk é líder global em software para designers, construtores, engenheiros, fabricantes, artistas 3D e equipes de produção. Suas soluções para a indústria e suas plataformas de serviços ajudam inovadores e criadores a resolver os problemas mais desafiadores da atualidade.

O Autodesk Flex é uma opção de pagamento conforme o uso que permite a compra antecipada de tokens para acessar qualquer produto disponível com o Flex por uma taxa diária. Os valores variam de acordo com o produto utilizado. O Flex é uma ótima opção para membros da equipe ou indivíduos que desejam experimentar um produto ou apenas precisam de acesso ocasional!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac Pro com Apple Silicon enfim é anunciado com chip M2 Ultra

Próx. Post

Apple apresenta iPadOS 17 com widgets interativos na tela bloqueada

Posts Relacionados