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Entre IDC e Gartner, 77 milhões de celulares se perderam no (ou surgiram do) vácuo

Crescimento de market share segundo Gartner - asymco

Horace Dediu, do asymco, notou discrepâncias curiosas entre os números das firmas de análise de mercado IDC e Gartner para as vendas de celulares no terceiro trimestre de 2010. Primeiramente, algo bizarro aprece logo que olhamos para os “Outros” da Gartner, que explodiram em participação de 2009 pra cá, alcançando 33%, enquanto nos números da IDC eles estão na casa dos 20% (se descontarmos ZTE e Huawei, que não estão entre os “Outros” da Gartner).

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Note como o crescimento assombroso dessa categoria se destaca de todos os demais fabricantes:

Crescimento de market share segundo Gartner - asymco

Quer dizer que essas companhias sem nome, tipo, quase triplicaram as vendas delas em um ano? O acréscimo nas unidades delas, de 2009 pra 2010, foi maior que a produção inteira da Samsung, segundo esses números! Mas o mais estranho nem é isso: se olharmos para os números de celulares (dumbphones), uma discrepância gritante surge. A IDC declara terem sido vendidos 260 milhões de unidades, enquanto a Gartner fala em 337 milhões.

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De onde vieram, ou para onde foram, os 77 milhões de aparelhos entre uma companhia e a outra? Enquanto a IDC conta “vendas internas” (dos fabricantes para revendedores) e a Gartner, “vendas externas” (para consumidores finais), de forma que era para a discrepância ser ao contrário. Será essa montanha de celulares oriunda de mercados pequenos na Ásia, como a Gartner chegou a declarar, ou um sinal de que a metodologia (comparada no Fortune Tech, por uma fonte anônima, com um “fábrica de salsichas”) seria fundamentalmente falha?

E mais: em quem devemos confiar?

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