O melhor pedaço da Maçã.

Em dois anos serão vendidos mais smartphones que PCs; Apple terá menos de 30% do mercado

Smartphones e PCs vendidos - Mary Meeker, Morgan Stanley

Mary Meeker, da Morgan Stanley, anualmente palestra na Web 2.0 Summit, apresentando números e previsões acerca do estado das coisas na internet e de como o futuro poderá se desenrolar. Pense assim: é uma tradição quase como as antigas Stevenotes da Macworld, só que com slides ruins [PDF; 864KB].

Publicidade

Neste ano, Meeker trouxe um número que pode indicar o admirável mundo novo que estamos adentrando: em dois anos serão vendidos mais smartphones que PCs no mundo todo.

Smartphones e PCs vendidos - Mary Meeker, Morgan Stanley

Apesar de uma declaração dessas ser ótima para encher uma manchete, ela faz pleno sentido. Os celulares estão todos virando smartphones, os computadores finalmente diminuíram de tamanho a ponto de caber em bolsos. Além disso, eles estão sempre conectados à internet e possuem recursos como GPS, algo que soaria proibitivamente complexo há apenas cinco anos.

Publicidade

Horace Dediu, do asymco, vale-se desse gráfico para dar mais cor às suas próprias estimativas em relação ao iPhone. Se em 2013 serão vendidos 650 milhões de smartphones e Dediu já previu que a Apple venderá 180 milhões deles, isso dá cerca de 28% de market share para a Maçã — compare isso com 17% do ano passado.

Mesmo que o preço médio de venda fique em torno de US$350, só o iPhone (sem contar iPods ou iPads) vai gerar US$62 bilhões em um ano — mais que o faturamento da Apple inteira em 2009. O Android com certeza vai ser bem maior que isso — mas será que as receitas geradas por ele, diluídas entre dúzias de empresas, vão representar a mesma dose de sucesso que números como estes significam?

Bônus: quão rápida foi a adoção do iOS como internet móvel? Mais rápida que a de qualquer outra tecnologia.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Firma japonesa Elecom lança fones de ouvido “sem fio” para iPods shuffle

Próx. Post

Retrevo: tablets serão os gadgets mais cobiçados nas compras de fim de ano

Posts Relacionados