Dito e feito: a Apple confirmou hoje que lançará sua plataforma de publicidade iAd na Europa, no mês que vem.
Entre os nomes que farão parte da primeira leva de anúncios veiculados, estão L’Oréal, Renault, Louis Vuitton, Nespresso, Perrier, Unilever, Citi, Evian, LG Display, AB InBev, Turkish Airlines e Absolute Radio. Em dezembro, o iAd chegará ao Reino Unido e à França. A Alemanha seguirá, em janeiro.
“Estamos empolgados em adicionar marcas globais líderes à iAd Network na Europa e criar ainda mais ótimas oportunidades para desenvolvedores”, afirmou Andy Miller, vice-presidente do iAd na Apple. “Em apenas quatro meses, nós dobramos o número de anunciantes na rede e milhares de desenvolvedores têm agora uma nova fonte valiosa de receita.”
Mais uma vez, em seu press release, a Apple cita que a iAd está embutida no iOS 4 — portanto disponível oficialmente apenas em iPhones/iPods touch, por enquanto. Com a chegada iminente da versão 4.2, ela se expandirá também para iPads.