O melhor pedaço da Maçã.

John Carmack queima Nintendo, dizendo que o iPad é mais poderoso que o Wii

Ícone - RAGE

Ícone - RAGEOh, the FLAMES! Quando alguém com a criação de DOOM no currículo coloca o iPad na frente de um console doméstico, é sinal de que algo grande está acontecendo. John Carmack disse, em uma entrevista à Kotaku, que “é possível fazer no iPad algo melhor que qualquer coisa já feita no Wii”. Hora de revisar o hardware, Nintendo? Perder pra um portátil é osso.

Publicidade

Agora que já passamos pela parte suculenta, vamos à declaração mais saborosa: falando sobre o recém-lançado Rage HD, Carmack disse algo que pode soar estarrecedor. “Eu definitivamente não vejo isto como o potencial máximo do iPad nem de longe. […] Não estamos nem perto de maximizar o que pode ser feito num iPad.” Ou seja, pegue o jogo com visual mais incrível atualmente na tablet da Apple e pense que ele ainda não é nada: foi o que o cara acabou de dizer. E isso vale para o iPad atual, imagina quando o 2G chegar ao mercado — com mais RAM, espero.

Mas como essa performance toda se equipara a videogames mais parrudos, como o Xbox 360 e o PlayStation 3? Claro que essas máquinas de força bruta têm mais poder (se não tivessem, já seria humilhação demais), mas ainda assim uma coisa é ter poder e outra é usá-lo: Carmack acredita que há muitos jogos nos quais o potencial destas plataformas é mal empregado, resultando em gráficos que perdem para apps bons rodando no iPad. E em termos de controle, o gênero FPS certamente não foi feito para telas sensíveis ao toque, ficando atrás de direcionais analógicos — e estes, por sua vez, perdem para o combo “teclado + mouse”.

Publicidade

O ponto em que mais concordo com as opiniões dele é que realmente este estilo não é ideal para aparelhos móveis. “Os jogos móveis que vão definir o futuro serão mais conectados e sociais, mas a id Software provavelmente não vai ser a companhia que vai criar esses títulos.” O que não quer dizer que ela não vai continuar na plataforma: há apenas uma quantidade limitada de tempo que Carmack pode dedicar ao iOS, então podemos esperar um par de jogos assinados por ele a cada ano.

[via iLounge]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Folha.com também ganha aplicativo oficial para iPad

Próx. Post

Referências a versão gratuita do MobileMe aparecem no iOS 4.2.1 GM

Posts Relacionados