O melhor pedaço da Maçã.

Taxa de adoção do iOS 16 está mais rápida que a do iOS 15

DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com
iOS 16

Se o iOS 15 ficou marcado por uma taxa de adoção consideravelmente menor nos primeiros dias após o seu lançamento, o iOS 16liberado na última segunda-feira (12/9) — parece ter conseguido recuperar parte do entusiasmo dos usuários de iPhones pela versão mais recente do sistema operacional.

Publicidade

De acordo com dados da Mixpanel, apenas 24 horas após sua chegada, o iOS 16 já estava instalado em 6,71% de todos os iPhones compatíveis ao redor mundo — um aumento (mesmo que tímido) em relação à última versão do sistema, que alcançou 6,48% dos aparelhos no mesmo período. Esse número, entretanto, ainda é bem menor do que o registrado com o iOS 14, o qual bateu a impressionante marca dos 9,22% no primeiro dia.

Até o momento da redação deste artigo (exatos três dias após a chegada do iOS 16), a versão mais recente do sistema operacional já pode ser encontrada em 10,45% de todos os iPhones compatíveis ao redor do planeta, contra os 9,68% com o iOS 15 no mesmo período. O iOS 14, por sua vez, estava em 14,68% dos aparelhos ativos.

É sempre bom lembrar que, desde o ano passado, a Apple não “obriga” mais seus usuários a atualizarem seus dispositivos para a versão mais recente do iOS, dando-lhes, ao invés disso, a opção de continuar com uma versão anterior enquanto recebem apenas updates de segurança. O fim da obrigatoriedade pode ajudar a explicar a queda no interesse pelas atualizações nos últimos dois anos.

Uma possível explicação para o melhor desempenho do iOS 16 são suas mudanças visuais mais drásticas (leia-se: nova tela bloqueada), coisa que costuma chamar mais a atenção do público geral. Antes disso, a última versão do sistema a trazer alterações mais significativas foi justamente o iOS 14, que estreou os widgets na tela de Início.

Publicidade

Esses dados, vale notar, não são oficiais, mas sim uma estimativa baseada em visitas a sites e aplicativos. A própria Apple costuma divulgar dados sobre a taxa de adoção de seus sistemas, embora isso geralmente demore algumas semanas.

Para efeito de comparação, 66% dos leitores do MacMagazine que acessaram o site na última semana ainda estavam no iOS 15, enquanto outros 31% já tinham instalado o iOS 16. Apenas 3% dos acessos do iOS vieram de versões mais antigas.

Publicidade

E você, já atualizou seu iPhone? Comente abaixo!

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Camo agora suporta vídeo em 60fps, ganha Smart Zoom e mais

Próx. Post

Porcentagem da bateria chegará aos iPhones XR, 11, 12 mini e 13 mini no iOS 16.1

Posts Relacionados