O melhor pedaço da Maçã.

Apple garante registros importantes: design do iPhone 4, do iPad e da Home Screen do iOS

Patente do design industrial do iPhone 4

Hoje a equipe de Jony Ive deve ter comemorado muito em Infinite Loop, pois dois de seus últimos feitos acabam de ser acolhidos sob as asas do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos: o design industrial do iPhone 4 e do iPad agora encontra-se registrado em nome da Apple Inc., protegidos contra cópias ou “inspirações” exageradas.

Publicidade
Patente do design industrial do iPhone 4Patente do design industrial do iPhone 4

Na lista de autores da patente do iPhone 4 estão, além de Steve Jobs e Jony Ive, Jody Akana, Bartley Andre, Jeremy Bataillou, Daniel Coster, Daniele De Iuliis, Evans Hankey, Richard Howarth, Duncan Kerr, Shin Nishibori, Matthew Dean Rohrbach, Peter Russell-Clarke, Douglas Satzger, Christopher Stringer, Eugene Whang e Rico Zorkendorfer. A todos vocês, obrigado pelo Antennagate e pelo vidro quebradiço! Heh, brincadeira. 😛

Uma curiosidade é o fato de o desenho registrado mostrar parafusos Philips (ou Frearson), em vez de Torx. Como discutimos ontem, há toda uma teoria da conspiração segundo a qual a Apple estaria mudando o tipo de parafuso para evitar que as pessoas “alvejem” seus iPhones 4. Vale notar que esses parafusos estão traçados com linhas pontilhadas e, por isso, não fazem parte do registro em si — contudo, a simples presença deles no desenho, submetido ao órgão de registros em 19 de abril, pode demonstrar uma mudança de ideia entre os engenheiros da Maçã. Também seria dispensável ao registro a gaveta para a inserção de Micro-SIMs, o que pode ou não ser um sinal de algo por vir.

Publicidade

O iPad, por sua vez, foi registrado com dois detalhes curiosos igualmente em linhas pontilhadas: dois conectores de 30 pinos e um pequeno círculo na moldura, possivelmente uma câmera frontal para FaceTime. Alguém com vocação pra Nostradamus se habilitaria a ler os sinais contidos nesses desenhos? As folhas de chá no fundo da minha xícara dizem que o próximo iPad vai vir com FaceTime, mas elas são um tanto vagas quanto à presença de um segundo dock.

Patente do design industrial do iPadPatente do design industrial do iPad

A patente da tablet é assinada pelos mesmos nomes da patente do iPhone, tirando apenas Jeremy Bataillou.

Patente do desenho geral da Home Screen do iOS

Por fim, também foi registrado o conceito geral da tela principal do iOS, a Home Screen, com seus ícones quadrados dispostos em quatro colunas com uma fileira fixa embaixo. Esta patente, ao contrário das anteriores, tem um único autor: Imran Chaudhri. Forever alone.

[via Patently Apple]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Delta Air Lines instala centenas de iPads em terminais do aeroporto JFK, em Nova York

Próx. Post

Apple proíbe venda de miniatura de Steve Jobs

Posts Relacionados