O melhor pedaço da Maçã.

SyncPad transforma seu iPad numa lousa conectada, que pode ser vista do mundo todo

Ícone - SyncPad

Fazer de um iPad um quadro-negro já é algo em que a 37signals se especializou: nativamente, temos o Draft; como webapp, temos o Chalk. Eles são ótimos para quando você quer fazer algo e compartilhar com quem está do seu lado, ou enviar por email. Mas será que não há como fazer isso de uma forma mais… em tempo real? Agora há.

Publicidade
SyncPad - iPadSyncPad - iPad

Ícone - SyncPadCom o SyncPad, seu iPad se transforma numa lousa branca conectada à internet, e qualquer pessoa com o mesmo app poderá acompanhar sua criação e participar do processo interagindo em tempo real. Só que o aplicativo custa US$10 na App Store [~400KB]; será que faz sentido dizer para um cliente gastar essa quantia quando você quiser, por exemplo, comentar as alterações em um site?

Para isso a Thirtynine, criadora do app, tem uma solução dupla: donos de iPads podem baixar uma versão gratuita do SyncPad, que permite acompanhar uma reunião em andamento, mas sem interagir. E para quem não tem iPad? Basta usar um navegador! Opa, mas como isso funciona?

Publicidade

Acontece que o iOS 4.2 suporta WebSocket e o SyncPad faz uso dessa tecnologia para enviar informações através da rede. Isso tem tudo a ver com a forma como você compartilha suas criações em tempo real: basta batizar uma “sala de reunião” e ela será automagicamente disponiblizada no endereço http://mysyncpad.com/nome_da_sua_sala. Qualquer pessoa que souber onde procurar vai poder te achar — de forma que essa é a única camada de segurança que o app oferece, então é bom tomar cuidado tanto na escolha do nome, quanto no tipo de informação a compartilhar.

Agora um aviso importante: o SyncPad requer o iOS 3.2 ou superior para funcionar, mas o WebSocket só está presente na versão 4.2 (pelo menos até onde sei). Isso quer dizer que, se seu iPad não estiver atualizado, provavelmente ele não vai poder compartilhar informações — aí o SyncPad fica como o Draft com as cores invertidas. 😛

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Requisições de amizade do Game Center agora vão com o seu nome completo

Próx. Post

Olivier Sanche, chefe da equipe de data centers na Apple, faleceu no Dia de Ação de Graças

Posts Relacionados