Draft; como webapp, temos o Chalk. Eles são ótimos para quando você quer fazer algo e compartilhar com quem está do seu lado, ou enviar por email. Mas será que não há como fazer isso de uma forma mais… em tempo real? Agora há.
Fazer de um iPad um quadro-negro já é algo em que a 37signals se especializou: nativamente, temos oCom o SyncPad, seu iPad se transforma numa lousa branca conectada à internet, e qualquer pessoa com o mesmo app poderá acompanhar sua criação e participar do processo interagindo em tempo real. Só que o aplicativo custa US$10 na App Store [~400KB]; será que faz sentido dizer para um cliente gastar essa quantia quando você quiser, por exemplo, comentar as alterações em um site?
Para isso a Thirtynine, criadora do app, tem uma solução dupla: donos de iPads podem baixar uma versão gratuita do SyncPad, que permite acompanhar uma reunião em andamento, mas sem interagir. E para quem não tem iPad? Basta usar um navegador! Opa, mas como isso funciona?
Acontece que o iOS 4.2 suporta WebSocket e o SyncPad faz uso dessa tecnologia para enviar informações através da rede. Isso tem tudo a ver com a forma como você compartilha suas criações em tempo real: basta batizar uma “sala de reunião” e ela será automagicamente disponiblizada no endereço http://mysyncpad.com/nome_da_sua_sala
. Qualquer pessoa que souber onde procurar vai poder te achar — de forma que essa é a única camada de segurança que o app oferece, então é bom tomar cuidado tanto na escolha do nome, quanto no tipo de informação a compartilhar.
Agora um aviso importante: o SyncPad requer o iOS 3.2 ou superior para funcionar, mas o WebSocket só está presente na versão 4.2 (pelo menos até onde sei). Isso quer dizer que, se seu iPad não estiver atualizado, provavelmente ele não vai poder compartilhar informações — aí o SyncPad fica como o Draft com as cores invertidas. 😛
[via Cult of Mac]