O melhor pedaço da Maçã.

★ 7 programas para recuperar fotos perdidas no Mac

Wondershare Recoverit

Aqueles que possuem computadores pessoais da Apple conhecem bem as numerosas vantagens do sistema operacional. Agilidade na realização de tarefas, integração entre todos os dispositivos da marca e proteção contra ameaças externas são só alguns dos benefícios.

Publicidade

Por outro lado, os desafios também estão presentes. O principal deles vem de mãos dadas com a proteção contra ameaças: a dificuldade de rodar programas de terceiros no sistema operacional da Maçã. A segurança, nesse caso, está aliada a uma leve inconveniência.

Isso é especialmente chato quando enfrentamos problemas que não podem ser resolvidos pelo sistema operacional da Apple, como é o caso da recuperação de fotos acidentalmente perdidas. Diante dessa situação, o uso de programas externos se torna uma necessidade. 

7 programas para recuperar fotos perdidas no Mac

Apesar de programas de recuperação de fotos perdidas para máquinas com macOS serem mais raros do que aquelas que funcionam com Windows, eles existem. Mais do que isso, eles costumam ser ainda mais seguros!

Publicidade

Para este texto, eu selecionei os 7 principais.

Wondershare Recoverit

Talvez o programa com as soluções mais fáceis da lista (por isso vamos nos alongar um pouco mais falando dele), o Wondershare Recoverit é compatível com os mais diferentes tipos de dispositivos e sistemas operacionais, incluindo o macOS. O programa é pago, mas pode ser testado em uma versão completamente gratuita.

Utilizando o Recoverit, é possível corrigir imagens HEIC corrompidas e recuperar mais de 100 formatos de arquivos, incluindo dezenas de extensões de fotos. O programa tem uma taxa de recuperação de 95%, garantindo a segurança dos dados do usuário, independentemente do problema enfrentado.

Para a opção de recuperar fotos, você pode selecionar a opção de “Discos rígidos e localizações”.

Depois selecione o local do arquivo:

Wondershare Recoverit

E ao final, poderá visualizar a foto recuperada:

Wondershare Recoverit

É um programa rápido e de uso simples que traz muitas outras funções além dessas também.

iCloud

O único programa nessa lista diretamente associado à Apple, o iCloud é também um serviço de hospedagem de arquivos na nuvem. Entre suas vantagens, está a compatibilidade total com o sistema operacional.

Isso acontece porque, ao usar o iCloud, uma cópia de todos os arquivos pessoais dos usuários é salva em seu formato original, sem danos. O único problema é que o serviço tem um foco preventivo, não conseguindo corrigir as imagens que não foram arquivadas online.

EaseUS Data Recovery Wizard

Software de recuperação de dados de origem chinesa, o EaseUS está disponível em versões gratuita e paga. Ele é especialmente indicado para o caso de fotos deletadas não intencionalmente, quando os dados ocultos do arquivo ainda estão acessíveis ao programa.

De uso simples, é possível escolher entre recuperar arquivos deletados em uma determinada partição (como o HDD ou um dispositivo USB) ou fazer uma restauração completa. Nessa última opção, são encontrados todos os arquivos previamente excluídos do computador.

Disk Drill

O Disk Drill é um programa que foi lançado em 2010, com o objetivo de recuperar arquivos deletados de dispositivos internos (como HDD e SSD) ou externos (como USB). Ele existe em versões pagas e gratuitas, com as últimas recebendo o nome de Disk Drill Basic.

Além de permitir a recuperação de fotos perdidas, ele serve também para fins de prevenção. Através da ferramenta “Recovery Vault”, arquivos excluídos da lixeira ainda ficam salvos em uma camada “extra”, garantindo segurança para fotos que são perdidas acidentalmente.

PhotoRec

Com um nome como PhotoRec, não é difícil deduzir que esse programa tem como objetivo recuperar fotos. Lançado há mais de 20 anos, o software livre e de código aberto continua recebendo atualizações, incluindo para computadores que utilizam o sistema macOS.

Apesar de não ser um programa de utilização muito intuitiva (ou seja, ele não é indicado para usuários inexperientes com computadores), a vantagem de ser uma ferramenta gratuita e customizável o coloca entre os programas mais recomendados para recuperar fotos.

Data Recovery Guru

A principal vantagem do Data Recovery Guru para usuários de computadores com macOS é a sua interface. Ele se assemelha bastante ao Finder, ferramenta de pesquisas do sistema operacional da Apple, o que garante um uso fácil para aqueles já acostumados ao layout.

A versão gratuita do software está disponível na própria App Store, o que garante a sua segurança. É importante notar que a versão gratuita só permite a verificação de dispositivos que não sejam a partição que está em uso no momento, limitando severamente o seu uso. 

MiniTool Power Data Recovery

Fechando a lista está o MiniTool Data Recovery, programa focado em recuperar arquivos apagados ou perdidos de laptops, computadores de mesa, HDD, SSD, USB e cartões de memória, entre outros. Ele é um software pago, mas possui um período de testes grátis.

Assim como outras opções dessa lista, o MiniTool não recupera somente fotos, mas diferentes tipos de mídias. Além disso, ele possui a característica de dividir a ferramenta nas versões: pessoal, comercial, empresa e técnica, de acordo com a necessidade do usuário.


Como você pode perceber, programas para recuperação de fotos perdidas no Mac não são tão raros quanto aparentam em um primeiro momento. Com base nas informações desse texto, você poderá escolher aquele que mais se adequa ao seu perfil e à sua situação!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Elon Musk lançará smartphone se Apple/Google banirem Twitter

Próx. Post

WhatsApp lança chat com você mesmo e testa recurso em grupos

Posts Relacionados