O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: MagSafe transmitindo dados, teclado com iluminação de rave e mais

Patente de MagSafe capaz de transferir dados

Anteontem vimos a ZDNet toda animada com uma patente referente a carregadores de iPod, sonhando com Light Peak e afins. Bem, se ela tivesse esperado um pouquinho, teria visto a patente nº 7.841.776, “Magnetic connector with optical signal path”, que é infinitamente mais suculenta e realmente se refere a um tipo de conexão de dados óptica.

Publicidade

Patente de MagSafe capaz de transferir dados

O invento descreve uma forma de adicionar capacidades de transmissão de dados a conectores MagSafe de forma a mantê-los plenamente retrocompatíveis com o design atual. O sistema de condução de energia permaneceria baseado em metais, mas o de condução de dados seria composto por fibra óptica, algo que não necessariamente se refere à nova tecnologia da Intel, a Light Peak, mas que definitivamente faz alguns sinos soarem em nossas cabeças.

Algo intrigante, porém, é o tratamento dado ao tijolo que é ligado na tomada: “Power and Data Adapter”. Estará a Apple pensando em colocar um AirPort no power brick dos MacBooks, ou haverá algo mais nesse tipo de aplicação?

Patente de MagSafe capaz de transferir dados

Somando a esta patente um invento de agosto no qual gadgets menores aparecem com este tipo de conector, eu apostaria que unir condução de energia e de dados de alta velocidade pode ser uma forma de substituir o dock de 30 pinos e, quem sabe, até o padrão USB. (Particularmente, eu criei um ódio especial a portas USB pelo fato de ser impossível arrancar um pendrive de um MacBook sem arrastar o computador junto, e para evitar isso o MagSafe seria perfeito.)

Publicidade

Outras patentes, estas destacadas pelo AppleInsider, descrevem sistemas de retroiluminação em teclados capaz de acender teclas individualmente ou de usar cores variadas de forma a prover sempre a visibilidade ideal em qualquer ambiente.

Patente de teclado com iluminação especial

Iluminar teclas individualmente seria particularmente útil para demonstrar, por exemplo, quais opções o usário teria ao segurar uma tecla modificadora, como Command ou Option, iluminando apenas aquelas que tenham atalhos de teclado correspondentes no software em uso. Agora imagine só as possibilidades: teclados piscando e acendendo em shows de luzes! … ¬¬

Patente de serviços em cruzeiros

Mais uma patente curiosa: um sistema para cruzeiros que usa gadgets como o iPhone para prover serviços e utilidades a passageiros em todas as fases da viagem — além de fazer uma breve menção à presença de um picoprojetor nesses gadgets, mas eu não cavaria muito nesse terreno, já que estamos falando de patentes (CYA demais).

Publicidade

Por fim, um invento que pode fazer a alegria de quem odeia ficar na espera: um sistema que integra call centers ao iPhone e permite que um usuário se engaje em outras atividades enquanto espera ser atendido, recebendo alertas sobre sua posição na fila, tempo de espera restante e a disponibilidade de atendentes.

Patente de chamada em espera

Já que a Apple depende intimamente de operadoras de telefonia celular para poder vender iPhones e iPads, acho que faria pleno sentido se ela licenciasse um sistema desses para todas as suas parceiras. Essa seria uma forma de fazer os clientes as odiarem um pouco menos, entende? Enfim, as chances maiores são de que algo assim acabe aparecendo apenas no 1-800-MY-APPLE e em outros serviços de teleatendimento da Maçã.

[via Patently Apple: 1, 2, 3]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gerenciador financeiro iBank para Mac ganha muitas melhorias em sua versão 4.1

Próx. Post

Google Chrome chega à sua oitava versão estável; novidades são poucas [atualizado]

Posts Relacionados