O melhor pedaço da Maçã.

Apple continua enamorada com sistemas de menus diferentes, tanto pro iOS quanto pro OS X

Patente de funcionamento de menus circulares

No começo do mês passado vimos uma patente que cobria maneiras alternativas de apresentar opções em um menu contextual, usando sistemas transversais e “roláveis”, com a finalidade de ocupar menos espaço em tela. Agora o MacNN trouxe à tona uma nova patente, intitulada simplesmente “Radial Menus”, que se detém em mostrar aplicações de menus circulares tanto no iOS quanto no OS X.

Publicidade

Patente de funcionamento de menus circulares

Acima você pode ver uma das ilustrações da patente, mostrando um menu sendo invocado pelo usuário. Uma vantagem do uso desse esquema seria poder exibir uma quantidade grande de opções sem necessariamente tomar mais espaço na tela. Abaixo é possível ver a aplicação de subníveis e hierarquia a esse tipo de menu.

Patente de funcionamento de menus circulares

Como se não bastasse o que foi dito no evento “Back to the Mac”, esta patente deixa… ehr, patente o quanto as intenções da Apple são de fazer iOS e OS X convergirem em termos de funcionalidade. Apesar de ser especialmente útil para gadgets com telas pequenas (por isso imaginamos que este invento tenha sido concebido inicialmente para iPhones/iPods touch), um esquema de menus circulares é ilustrado em ação no desktop e em um aplicativo do Mac OS X, além de ser exibido um exemplo dele na tela de um gadget menor.

Patente de menu circular em desktop

Patente de menu circular em desktop

Patente de menu circular no iOS

Imagino que possa levar algum tempo até este tipo de implementação surgir em produtos para os consumidores finais, mas eu não me espantaria de todo se já aparecesse algo do gênero no iOS 5 ou até mesmo no Mac OS X 10.7 Lion — as chances não são lá muito grandes, mas é possível. Se este projeto for adiante, pode ser que “Click Wheel” volte a ser um termo em voga, da mesma maneira como “iBook[s]” foi ressuscitado de uma maneira diferente.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple obriga desenvolvedor do AirPrint Hacktivator a remover arquivos do Mac OS X 10.6.5 beta

Próx. Post

juice pack plus, da mophie, é uma nova case com bateria de longa duração para iPhone

Posts Relacionados