O melhor pedaço da Maçã.

iOS: malware coleta dados de biometria facial para acessar contas bancárias

Shutterstock.com
Reconhecimento facial

Um malware para iOS chamado GoldPickaxe está sendo usado por criminosos para coletar dados de reconhecimento facial de usuários da Tailândia. De acordo com o Group-IB, empresa de segurança que descobriu a ameaça, o objetivo pode ser usar tais dados para criar deepfakes e acessar contas bancárias das vítimas.

Publicidade

Algo interessante a se destacar é que toda a operação dos criminosos não explora qualquer vulnerabilidade no iOS. De início, eles até usavam a plataforma de testes da Apple (o TestFlight) com esse objetivo, mas quando o app foi banido do sistema passaram a adotar estratégias mais avançadas e complexas.

Uma dessas estratégias consiste em convencer os usuários a instalar um perfil do Gerenciamento de Dispositivos Móveis (Mobile Device Manager, ou MDM) em seus dispositivos. Vítimas de engenharia social, os usuários concedem controle total sobre os aparelhos — o que permite que os criminosos instalem o app malicioso.

Acreditando tratar-se de um software do governo, as vítimas realizam uma coleta de biometria facial detalhada, bem como fornecem imagens de seus documentos e número de telefone. O “mesmo” malware também é usado no Android e possui ainda mais funcionalidades, dado o menor nível de restrições do sistema do Google.

Com os dados faciais dos usuários, os criminosos podem criar vídeos falsos para serem usados em aplicativos de bancos. Na Tailândia, inclusive, é bastante comum o uso de reconhecimento facial por organizações financeiras para verificação de transações e login — provavelmente sistemas proprietários.

Os criminosos também conseguem interceptar o servidor proxy dos usuários para mascarar o endereço de IP do aparelho que será usado para acessar a conta. Dessa forma, todas as operações são executadas usando o mesmo IP, o que evita o acionamento de bloqueios de segurança pelos apps bancários.

Publicidade

Embora o Group-IB não tenha conseguido identificar casos de uso dos dados para obter acesso não autorizado às contas bancárias das vítimas, a polícia tailandesa confirmou que eles estão instalando tais apps em seus próprios smartphones com Android e usando os vídeos gerados com esse objetivo.

via PCMag

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App do Authy para desktops será descontinuado em 19 de março

Próx. Post

TikTok lança seu app nativo para o Apple Vision Pro

Posts Relacionados