Norman Foster, da Foster + Partners, será o principal responsável pelo projeto das novas instalações da Apple em Cupertino, adquiridas recentemente da HP. Segundo o elEconomista, o projeto se chamará “Apple City” e vai ser ambientalmente correto como a cidade projetada de Masdar, completamente livre de carros e neutra em emissões de carbono.
Uma das formas de alcançar essa meta, segundo a reportagem, será a implementação de um sistema de túneis para permitir o tráfego de pessoas no campus, deixando a superfície completamente livre para áreas verdes. Os prédios e instalações, claro, também vão ser cheios de toques verdes, como fontes de energia renováveis e tecnologia de ponta em materiais.
Quando for inaugurada, a “Apple City” poderá ser considerada um marco tão revolucionário quanto o iPhone e o iPad, segundo as fontes do jornal, de forma que os planos deverão permanecer em segredo, guardados como se fossem um protótipo de gadget inédito. Como provavelmente os prédios da HP vão ter que ser demolidos para que sejam cavados os buracos para os túneis e as novas instalações da Maçã sejam erguidas, deverá levar alguns anos até a inauguração.
Pelo menos vai ser mais complicado cobrir tudo isso com um pano preto, então deveremos ver algumas pistas de como ficará esse novo campus… a não ser que ele fique sob uma cúpula geodésica. Nesse caso, vamos ter que esperar a inauguração para ver qualquer coisa. Vindo da Apple, é bem capaz… 😛
[via 9 to 5 Mac]