Eu me pergunto o que acontece quando o trailer de um filme é melhor que o filme completo. Parece ser este o caso do livro “Psicanálise na Terra do Nunca”, que traz ensaios mostrando o quanto as histórias que ouvimos quando crianças não têm nada de aleatórias.
O problema é o seguinte: o app gratuito para iPads e iPhones/iPods touch [16MB; requer o firmware 3.1.3 ou superior] parece ser bom demais. Porém, ele traz apenas trechos do livro e, na hora de comprar a obra completa, você é mandado pra uma loja comum, online, que vende livros de *choque!* papel.
Isso significa que os R$80 do livro não vão trazer o fundo animado com imagens belíssimas, o layout fantasioso nem a integração com o Twitter. (Se bem que essa integração foi meio mal pensada, já que requer o uso da hashtag #psicanaliseterradonunca
para mostrar quem está twittando sobre a obra — uma taxação de 24 caracteres para cada mensagem. Complicado falar muito, desse jeito…) Já o visual geral, esse sim, deve fazer uma falta medonha, quando você está com um livro de 336 páginas estáticas no colo, e o iPad encostado no canto.
Os ensaios são textos de cunho científico escritos por Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso (os mesmos autores de “Fadas no Divã”), são uma fonte de conhecimento inestimável, mas será que não rolava oferecer a obra completa como In App Purchase? Algo por volta de US$25–30 seria razoável, não? E, sério que a gente pode baixar dois capítulos completos, mas eles vêm em PDF? Puxa vida! Não é porque o conteúdo é pra gente grande que tem que ser… parado. Agora eu não sei se dou parabéns ou pêsames à Touché|Móbile, pois ela conseguiu fazer um material promocional que ofusca a obra em si.
Agora eu vou dar uma de Alice moderna: acho tão chato, um livro em que as coisas não se mexem! 🙁