Periodicamente, reunimos nas Rapidinhas do MM tópicos sucintos com assuntos menos relevantes, que não achamos significantes o suficiente para virarem artigos completos por aqui, mas que podem interessar a muitos de vocês.
Eis a nossa seleção de hoje. 😉
- Versão desktop do Google Docs funciona no iPad (Official Google Docs Blog): embora já tenha ganhado uma versão específica para mobile, os recursos mais avançados do Docs só estão disponíveis para desktops. Surpresa: essa versão também pode ser usada por donos de iPads! 😉 Entre os extras estão definição de fontes, alinhamento, estilos, etc.
- Tim Cook teria feito apresentação na sede da Apple em Singapura (9 to 5 Mac): ninguém sabe por que, mas o COO da Apple está na Ásia e realizou ontem uma keynote interna para funcionários da empresa no país. Evidentemente, todos foram orientados a não tirar fotos nem fazer anotações sobre o evento, então é difícil saber o que rolou por lá e qual foi o objetivo da reunião.
- Padrão VGA deverá ser abandonado até 2015 (Electronista): demorou, mas fabricantes de PCs como Dell, Lenovo, Samsung, LG, Intel e AMD estão agora finalmente engajadas em abandonar completamente o suporte ao padrão analógico de vídeo dentro dos próximos cinco anos. A ideia é popularizar no mercado tecnologias mais modernas, como HDMI e DisplayPort — esta padrão em todos os Macs da atualidade, diga-se.
- Apple aumenta camada de segurança de notificações instantâneas no iOS (iClarified): a partir de agora o serviço push da plataforma móvel da Apple utilizará certificados TLS/SSL de 2.048 bits. Desenvolvedores têm até 22 de dezembro para preparar seus servidores de notificação para o novo padrão. Os apps em si podem permanecer intactos.
- Mozilla atualiza Firefox (Mozilla Developer News): as versões 3.6.13 e 3.5.16 estão agora disponíveis para todas as plataformas (Mac OS X, Windows e Linux), com melhorias em segurança e em estabilidade. Usuários podem forçá-las pelo menu Help » Check for Updates… ou aguardar o update automático.
- WebKit Clock (Ono Takehiko): o ícone de relógio do iOS foi transformado num relógio de verdade, totalmente desenvolvido em HTML5, CSS3, JavaScript, Web Fonts e SVG — é isso mesmo, ele não usa nenhum arquivo de imagem e é todo interativo e animado. Trabalho de primeira; funciona no Safari e no Google Chrome.
- Flight Control, agora com multiplayer via Game Center (App Store): saiu nesta semana a versão 1.9.2 do famoso jogo da Firemint, com multiplayer via Game Center contando inclusive com opção de chat via voz embutido.
- Aplicativo da 89 FM agora com multitarefa (App Store): o app oficial da rádio paulistana foi atualizado para o iOS 4 e está agora bem mais interessante, com uma interface melhorada.
- Apple passa Nokia e é agora a nº1 em smartphones na Austrália (smh.com.au): os dados são da IDC, que colocam o market share da Maçã em 36,5%, contra 30,5% da fabricante finlandesa. A Nokia liderava o ranking desde 2002, quando superou a Palm — mas continua a nº1 em telefones celulares no geral, com 37,6%. Assim como no resto do mundo, o Android também está crescendo rápido por lá.
- Vendas in-app dispararão 600% em 2011 (Bango): hoje elas só compreendem 5% do total da receita gerada com apps mobile, mas deverão crescer muito no ano que vem. E isso não virá somente da Apple, já que outras plataformas também estão adotando o modelo, aos poucos.
[colaborou com dicas: Leo Fernandes]