No mês passado, quando falamos dos dados liberados pela Millennial Media, iPhone e Android estavam empatados, ambos com 37% das impressões de anúncios da rede de publicidade móvel. Pois mais uma vez as duas plataformas estão pescoço a pescoço, ambas com 38%. Quais seriam as chances de algo assim acontecer?
Em perspectiva, podemos imaginar que estes dados ratificam uma suposta desaceleração no crescimento do Android. Será que veremos o robozinho verde tomar a dianteira no mês que vem? A esta altura, é complicado afirmar com certeza, mas se tem algum perdedor nesta história, é só olhar para as demais plataformas de smartphones.
Não esqueçamos, porém, que nem só de iPhone vive a Apple: no relatório da Millennial os demais gadgets que fazem uso do iOS, o iPod touch e o iPad, estão muito bem posicionados, listados na segunda e na sétima colocação geral de todos os 30 aparelhos móveis que fazem mais requisições à sua rede de anúncios.
Como resultado, isso deixa a Apple na primeira colocação entre as fabricantes, detendo 25% das impressões, com uma bela folga em relação à Samsung, que ficou na segunda posição, com 17,3%. Vale notar que quatro das seis primeiras posições desse ranking são de fabricantes de smartphones com Android — as exceções são a Apple, claro, e a Research In Motion.
Quanto ao futuro, a Millennial procurou saber quais plataformas móveis adicionais os desenvolvedores pretendem abraçar no ano que vem. Na primeira posição ficou o Android, seguido por iPad e Windows Phone 7, empatados. O iPhone só aparece na quarta posição, abaixo da RIM (PlayBook?), mas muito provavelmente porque talvez não sobre mais ninguém que ainda não tenha adotado a plataforma da Apple.
[via TechCrunch]