O melhor pedaço da Maçã.
Pesquisa Mac Dev Survey 2021, da Tower

Swift já é a 2ª linguagem mais usada por desenvolvedores no Mac

O JavaScript ainda nada de braçada, mas a linguagem da Apple está chegando perto

A Swift pode ser considerada um dos maiores acertos da Apple na última década: a linguagem de programação rapidamente tornou-se quase padrão nos ecossistemas da Maçã, e já encontrou inclusive o caminho do Windows — graças a um esforço conjunto da Apple e de uma série de voluntários que trabalham no projeto, que é de código aberto.

Publicidade

Pois a mais recente edição da Mac Dev Survey, realizada pela desenvolvedora Tower, traz números para este cenário de sucesso. A empresa entrevistou 4.072 desenvolvedores que trabalham com o macOS em mais de 90 países — e a Swift ficou em segundo lugar entre as linguagens citadas como aquelas com as quais os devs mais trabalham.

O JavaScript, como era de se esperar, ficou com a coroa: 54,6% dos desenvolvedores disseram trabalhar mais com a linguagem. A Swift ficou com 31,9%, enquanto o CSS ficou com 28,4%. PHP, Python e TypeScript também ficaram na casa dos 20%.

Entre os tipos de trabalho mais realizados pelos profissionais da área, o desenvolvimento full stack para web foi o mais citado (26,3%), com o trabalho em dispositivos móveis em segundo lugar (25%).

A pesquisa da Tower também trouxe várias outras perguntas sobre o trabalho e as características dos desenvolvedores. A maior parte deles tem entre 30 e 39 anos, e a experiência não é um dos principais fatores neste mercado de trabalho: quase ¼ dos entrevistados têm apenas entre 1 e 5 anos de experiência no segmento, enquanto outros 25% têm entre 6 e 10 anos.

Publicidade

Em termos de horas trabalhadas, a contagem é árdua: 18% afirmaram passar entre 5 e 6 horas por dia programando — o que não significa que esse é o seu total de horas trabalhadas, já que o ofício de um desenvolvedor também envolve uma série de outras práticas. Além disso, quase ¼ dos entrevistados trabalha em empresas com mais de 500 empregados, enquanto cerca de 20% deles são trabalhadores individuais, sem contrato com nenhuma empresa.

Outros dados podem ser conferidos no artigo expondo os resultados da pesquisa — como, por exemplo, o fato de que 75% dos desenvolvedores preferem o Modo Escuro nos sistemas operacionais e softwares que trabalham, ou o fato de que quase a metade deles escuta música durante boa parte do tempo de trabalho (e apenas 11% nunca escutam).

Publicidade

Você, desenvolvedor(a), onde entra nessas categorias?

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Serviços da Apple atingem 660 milhões de assinantes e receita de US$17 bilhões

Próx. Post

Apple é processada por violação de patentes no Taptic Engine

Posts Relacionados