O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: rádio-frequência no estilo dos morcegos, janelas que somem e mais

Patente de solução para interferência de rádio-frequência

Das várias patentes publicadas pela Apple nos últimos dias, separamos duas bem curiosas para comentar aqui no site. A primeira delas trata de algo no mínimo inusitado: formas de evitar que pulsos de rádio-frequência em smartphones provoquem interferências em telas sensíveis ao toque. Aposto como você nunca pensou que algo assim pudesse ser um problema!

Publicidade

Patente de solução para interferência de rádio-frequência

Para solucionar isso, a Apple apresenta um método que imita um pouco o sistema de ecolocalização de morcegos: para não ficar “surdo”, o animal “cancela” a recepção de som enquanto o está emitindo. Traduzindo isso para aparelhos eletrônicos, a emissão de rádio-frequência não atrapalha a coleta de dados da touchscreen porque o gadget seria capaz de reconhecer quando informações vindas da tela foram captadas no momento da emissão de um pulso; se sim, as informações são descartadas e procede-se a uma nova coleta.

Pode parecer algo trivial, mas é este tipo de invento que dá origem a processos como os que vemos entre grandes empresas de tecnologia.

Publicidade

· · ·

O outro invento é algo que usuários de Macs e iGadgets veem praticamente a toda hora — algo tão comum que chega a ser bizarro ver uma patente só pra isso. Você reconhece estas caras?

Mudança de brilhoMudança de volume

São as janelas que aparecem momentaneamente ao alterar-se o volume do som ou o brilho da tela de Macs (e, no caso do áudio, também de iPads e iPhones/iPods touch, quando são usados os botões físicos). A Apple patenteou justamente um sistema de exibição de informações usando janelas translúcidas de posição fixa que desaparecem automaticamente.

Publicidade

Exagero? Talvez, mas num mundo em que todo dia se abre um processo novo por causa de patentes cada vez mais esdrúxulas, não pode existir algo como “excesso de cautela”. Só espero que a Apple não corra atrás do Growl, agora que conseguiu esta patente.

· · ·

Publicidade

Mas claro que a Apple não se limitaria a apenas duas patentes: há muitas outras mais, incluindo duas que tratam do funcionamento do Time Machine (com foco na exibição de informações e resolução de conflitos), de capas de acrílico para iPods antigos, regulação de tráfego de dados entre gadgets e servidores (pense assim “usei um iPhone pra fazer compras na iTunes Store”) e até mais um pouco de informações sobre telas fotossensíveis, as mesmas de que falamos há pouco mais de um mês.

[via Patently Apple: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saiu o iTunes 10.1.1, trazendo diversas correções de bugs

Próx. Post

iPlace inaugura nesta sexta-feira mais uma Apple Premium Reseller em Porto Alegre

Posts Relacionados