O melhor pedaço da Maçã.

Facebook anuncia videochamadas para até 50 pessoas no Messenger, transmissões ao vivo no Instagram web e outras novidades

A rede confirmou também o aumento no limite de participantes em videochamadas no WhatsApp
Messenger Rooms, ferramenta de videochamadas do Facebook

O Facebook tá que tá nessa quarentena: o gigante de Mark Zuckerberg já tinha trazido algumas boas novidades para suas plataformas nos últimos dias, como a chegada do Messenger Kids ao Brasil, os testes de um Modo Escuro no seu app para iOS e novas reações de “cuidado” para pessoas afetadas pelo Coronavírus (COVID-19).

Publicidade

Agora, já temos mais boas novas.

Messenger Rooms

A maior novidade do dia é um novo concorrente para o Zoom, o Skype e companhia limitada: o Messenger Rooms é um novo recurso do Facebook que permitirá que até 50 pessoas realizem videoconferências simultaneamente.

Apresentando o Messenger Rooms: chamadas de vídeo que você pode iniciar e compartilhar pelo @messenger, @facebookapp ou, em breve, pelo @instagram, @whatsapp ou @portalfacebook. Nós estamos testando o Rooms em alguns países e planejamos liberá-los globalmente nas próximas semanas.

O Messenger Rooms comportará até 50 pessoas sem limite de tempo, para que você se junte e passe o tempo com seus amigos, família e pessoas que compartilham dos seus interesses. Você pode descobrir Rooms com seus amigos do Facebook, nos grupos ou nos eventos ao topo do feed de notícias.

O criador da chamada poderá decidir se ela ficará aberta para qualquer usuário por meio de um link ou se será protegida com senha; será possível participar das reuniões mesmo sem um perfil do Facebook. Uma vez lá dentro, os participantes poderão usar os filtros de realidade aumentada da câmera do Messenger e trocar seus planos de fundo por imagens ou criações do próprio Facebook.

Vale notar que as chamadas não trazem criptografia de ponta a ponta, mas o Facebook afirma que não utilizará o conteúdo para qualquer fim ou sequer o analisará. Segundo a empresa, o Rooms poderá ser iniciado do Messenger ou do próprio app principal do Facebook; em breve, ele se expandirá para outros produtos da família, como o WhatsApp, o Instagram Direct e o Portal.

Transmissões ao vivo no Instagram web

Enquanto isso, a versão para web do Instagram continua ganhando recursos para, eventualmente, equiparar-se ao aplicativo da rede. Hoje, a equipe de desenvolvimento do Insta anunciou que usuários poderão acompanhar transmissões ao vivo na rede diretamente pelo navegador.

Existem agora mais de 800 milhões de usuários ativos diariamente no Facebook e no Instagram Live, e nós estamos adicionando novas ferramentas para tornar as transmissões ainda mais úteis. No @Instagram, estamos trazendo os vídeos ao vivo para o desktop e adicionando um recurso que permite que você salve vídeos ao vivo no IGTV.

Além disso, ainda em novidades do Instagram, usuários do IGTV (se é que eles existem) poderão salvar vídeos ao vivo diretamente na rede.

Mais participantes nas videochamadas do WhatsApp

Essa bola a gente já tinha cantado, mas agora a rede confirmou: o WhatsApp expandirá o número máximo de pessoas comportadas nas videochamadas do aplicativo — de quatro, agora serão oito usuários, no máximo, comunicando-se simultaneamente.

Estamos expandindo os vídeos em grupo e chamadas de voz no @WhatsApp para até oito pessoas.

A novidade valerá também para as chamadas de voz em grupo, vale notar.

Outras novidades

Além disso, algumas outras novidades menores foram anunciadas pela equipe de desenvolvimento do Facebook:

  • A rede trará de volta o “Live With”, o qual permite que outras pessoas juntem-se a transmissões ao vivo para lives conjuntas, e permitirá que usuários adicionem botões de doação aos conteúdos que estão sendo transmitidos.
  • Já é possível transmitir jogos diretamente pelo aplicativo Facebook Gaming para Android; em breve, usuários poderão organizar torneios diretamente pelo app.
  • O Facebook Dating agora tem encontros virtuais — basta marcar o encontro com sua paquera e iniciar uma videochamada diretamente pela infraestrutura do Messenger.

Todas as novidades aqui citadas já estão disponíveis ou serão liberadas para os usuários globalmente ao longo das próximas semanas. Legal, não?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #369: esquema técnico do “iPhone 12 Pro Max”, Xcode no iPad, Macs com chips próprios, Apple Music na web e mais!

Próx. Post

Novos iPads Pro estão agora à venda no Brasil

Posts Relacionados