Hackeando a vida: Dan Kaminsky cria app para facilitar o dia-a-dia de daltônicos

Ícone - DanKam

DanKam - iPhoneDepois de descobrir uma falha de segurança grave no funcionamento de DNS (uma tecnologia básica da internet), o especialista em segurança Dan Kaminsky volta a aparecer na mídia, desta vez por um motivo completamente diferente: ele criou um app para iOS. Mas não pense que é alguma ferramenta de segurança ou produtividade para geeks — na verdade, apenas uma pequena parcela da população mundial vai ter interesse neste app.

Publicidade

O DanKam é um aplicativo de realidade aumentada que serve para revelar cores para portadores de tricromacia anômala — o tipo de daltonismo mais comum, que dificulta a diferenciação entre tons verdes e vermelhos. Através do uso de diversas ferramentas, é possível alterar a tonalidade de objetos ao seu redor e fazer as cores ficarem em pontos mais extremos do espectro visível, de forma que fica mais fácil identificá-las. Na imagem ao lado, por exemplo, fica mais fácil ver os números escondidos.

Como escreveu Andy Greenberg, da Forbes, a motivação para escrever este app é bem curiosa: não, Kaminsky não é daltônico, mas um amigo dele é, e sua incapacidade de reconhecer que a pele de uma personagem do filme Star Trek era verde foi o que incentivou o especialista em segurança a se aventurar neste projeto. Amigo é pra essas coisas, certo? 🙂

O DanKam requer o iOS 4.0 ou superior em iPhones/iPods touch e está à venda por US$3 na App Store [2MB], mas deverá chegar a outras plataformas em breve.

[via Electronista]

Posts relacionados

Comentários