O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Por incrível que soe, o Android pode estar ajudando a Apple no mercado de smartphones

A grande batalha desta década no ramo de gadgets móveis não seria “iOS contra Android”, mas “smartphones contra celulares comuns” — e, nesta guerra, Google e Apple lutam do mesmo lado.
Preço médio de celulares - asymco

Parece meio louca, uma afirmação dessas, mas o raciocínio que Horace Dediu constrói em um de seus posts no asymco vira de ponta cabeça a forma como encaramos o mercado de celulares. A grande batalha desta década no ramo de gadgets móveis não seria “iOS contra Android”, mas “smartphones contra celulares comuns” — e, nesta guerra, Google e Apple lutam do mesmo lado.

Publicidade

Preço médio de celulares - asymco

O pior que pode acontecer em uma indústria é todos os concorrentes brigarem para ver quem tem o preço mais baixo: essa “corrida para o fundo” destrói as margens de lucro e corrói as imagens dos fabricantes — basta olhar pro mercado de PCs e ver o banho de sangue. Estaria isso se passando no mercado de celulares? Não, e o gráfico acima mostra isso.

O preço médio de venda de celulares dos oito maiores fabricantes do setor não está em queda (linha azul). Ou melhor, se descontarmos a participação da Apple (linha laranja), ele está praticamente estável, com uma queda muito pouco expressiva — ao contrário do mercado de PCs, em que o declínio vem sendo rápido e mortal. Por que os celulares não estão repetindo a história dos computadores pessoais? Por causa do Android.

Preço médio de smartphones e celulares - asymco

Enquanto “dumbphones” (celulares comuns) estão se desvalorizando no mercado, o preço médio de venda de smartphones tem subido visivelmente ao longo dos últimos trimestres, e isso graças ao Android, que permitiu a muitas fabricantes seguir a luz e deixar para lá os aparelhos apenas de voz. Com isso, a demanda por gadgets mais poderosos está se expandindo bastante, dando espaço para todo mundo ganhar clientes.

Publicidade

O sucesso da Apple é bem maior em mercados cheios de smartphones, pois este tipo de aparelho torna os consumidores mais exigentes e receptivos aos benefícios que um iPhone traz. Além disso, eles também despertam nas operadoras a necessidade por uma infraestrutura decente para sustentar um maior tráfego de dados. O Android tem agido, portanto, como uma espécie de desbravador de territórios, tornando mercados inóspitos para smartphones mais receptivos, além de ajudar a indústria de celulares como um todo a manter os preços médios de venda em níveis interessantes para fabricantes de aparelhos robustos.

Quem diria: a existência do Android acaba beneficiando o iPhone. Agora sim, fomos todos surpreendidos novamente. 😛

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícone - Tap Tap Revenge 4

Tap Tap Revenge 4 chega à App Store com um novo modo de jogo, mais músicas e gráficos Retina

Próximo Artigo
Logo da Apple

Gramágica publicitária: o que a Apple faz pra tratar seus gadgets como se fossem gente

Posts Relacionados