De ontem pra hoje, a Apple abriu não uma, nem duas, nem três, mas quatro vagas de emprego para especialistas em reconhecimento de voz. Por que esse interesse todo, de repente? Vai saber, mas provavelmente alguma tecnologia à la busca de voz do Google deve estar sendo cozida nos laboratórios de Infinite Loop.
Os cargos são de três tipos: iOS Speech Application Engineer, Senior Speech Research Scientist e Speech Recognition Engineer, este último tendo duas vagas [1, 2, 3, 4]. A descrição delas deixa claro que o trabalho se destina ao iOS e abrange “uma ampla variedade de atividades de desenvolvimento relacionadas a fala”, mas o mais curioso é que uma menciona como ponto positivo para candidatos ter experiência com tecnologias “Nuance Recognizer, IBM WebSphere Voice, Google Voice Search ou ferramentas de busca de voz similares”.
Ok, o que sabemos até agora deste assunto? Sabemos que a Apple adquiriu no começo do ano uma empresa especializada nestas tecnologias, a Siri (eu me pergunto por onde anda o pessoal dela…) e que, não faz muito tempo, uma patente de buscas de voz contextuais veio à tona. Também houve todo um zum-zum-zum provocado por um ato-falho de Steve Wozniak ao dizer que a Apple tinha comprado a Nuance, o que faz a menção específica a tecnologias desta empresa na descrição de uma das vagas ser um pouco mais… como dizer? Suculenta.
Ah, e sabemos também que os comandos de voz atuais no iOS podem melhorar.
[via 9 to 5 Mac]