O melhor pedaço da Maçã.

Mudanças na App Store culminaram em remoção de mais de 47 mil apps só em outubro

Screenshot da App Store

Em setembro a Apple anunciou que faria uma “limpeza” na App Store, retirando os aplicativos desatualizados e/ou os que não mais seguiam seus termos atuais. Dois meses depois, como certamente era esperado, números referentes à remoção dos apps já são bastante significativos.

Publicidade

A Maçã havia estipulado que, a partir de 7 de setembro de 2016, o processo de análise para a eliminação dos apps começaria. Entretanto, como a empresa primeiro daria a chance de o app ser atualizado (30 dias depois de o desenvolvedor ser notificado), as remoções começaram mesmo em outubro.

Todo mês a Apple retira alguns apps abandonados da App Store, porém o número de remoções aumentou vertiginosamente com esta iniciativa em grande escala, assim como pode ser visto no gráfico abaixo:

App Store gráfico de remoção de apps

De acordo com a firma de análise Sensor Tower, de janeiro a setembro deste ano, uma média mensal de 14 mil apps foram removidos; já em outubro este número cresceu três vezes mais, totalizando 47,3 mil aplicativos removidos. Dentre esses, a categoria Jogos teve a maior porcentagem de remoções (28%), vindo logo depois as categorias Entretenimento (8,99%), Livros (8,96%), Educação (7%) e Estilo de Vida (6%).

Publicidade

Recentemente, outra análise mostrou que quase a maioria dos aplicativos na App Store não tinham sido atualizados desde maio de 2015 e 25,6%, desde novembro de 2013. Mas, como bem apontou o TechCrunch, a Apple não deixou muito claro o que ela consideraria “um aplicativo defasado”. No aviso enviado aos desenvolvedores, apenas é dito que removeriam os apps que não eram atualizados “por muito tempo”; sem ter realmente nenhuma data estipulada, a avaliação fica inteiramente nas mãos da empresa.

Mesmo que grande parte dos aplicativos já tenham sido removidos nos últimos meses, a limpeza continua acontecendo. Portanto, se você é desenvolvedor(a), fique sempre atento(a) para não passar pelo crivo da Maçã e ter seu(s) app(s) removido(s) da loja.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Super Mario Run chegará à App Store em 15 de dezembro, custando US$10 pela versão completa

Próx. Post

Digitalize suas fotos antigas com o mais novo app do Google, o PhotoScan

Posts Relacionados