O melhor pedaço da Maçã.

Maior fundo de pensão pública dos EUA quer forçar a Apple a mudar seu sistema de eleição do conselho administrativo

Meio logo da Apple

De acordo com uma reportagem do WSJ.com, o CalPERS (California Public Employees’ Retirement System), maior fundo de pensão pública dos Estados Unidos, deseja implementar uma mudança geral na forma como grandes empresas, inclusive a Apple, elegem membros de seus conselhos administrativos. Atualmente, os diretores da Apple podem permanecer em seus postos com apenas um voto favorável em eleições sem contestação, e o CalPERS deseja que votações majoritárias sejam necessárias para isso.

Publicidade

Meio logo da Apple

O objetivo é que acionistas tenham um pouco mais de autoridade sobre dirigentes de empresas, recompensando-os com votos por seus atos — ou punindo-os, quando fazem besteira. “Há um risco sistemático, quando não se pode responsabilizar diretores”, disse Anne Simpson, chefe de governança corporativa na CalPERS. Como a Apple negou o pedido de mudança feito pelo fundo de pensão, uma resolução deverá ser votada em fevereiro de 2011, durante a reunião anual de acionistas.

Pela legislação da Califórnia, se uma empresa adota o sistema de votação majoritário, membros de conselhos administrativos que não conseguirem a maioria dos votos numa eleição são obrigados a deixar seus cargos; em outros Estados as regras nem sempre são tão vinculantes. Pode ser essa uma das razões para a Apple hesitar em adotar tal sistema, afinal de contas isso poderia provocar mudanças repentinas na composição da sua cúpula.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Após lançar novo comercial, Apple coloca Papai Noel nas vitrines de suas Retail Stores

Próx. Post

Aplicativo que gerencia uso de chipsets gráficos em MacBooks Pro ganha atualização

Posts Relacionados