Coincidência ou não, o projeto focado em privacidade na web apresentado ontem por Aza Raskin, designer da Mozilla, vem a calhar também para a Apple. Diante da invasão acometida por tantos softwares na App Store, esta ideia, focada na web, poderia ser levada também para a loja da Maçã.
Raskin propõe a padronização de uma série de novos ícones para a web que indiquem para usuários como, com que profundidade e por quanto tempo seus dados são utilizados por sites que visitam e/ou nos quais se cadastram.
Alguém poderia argumentar que nem todos vão adotar a ideia, mas se a Mozilla conseguir apoio de alguns grandes grupos, aos poucos o simples fato da não-veiculação desses ícones poderia mostrar que há uso indevido de dados sendo realizado por determinado portal/site/empresa.
Ao menos dois grandes nomes já apoiaram a ideia da Mozilla, quando ela foi lançada no começo deste ano: Electronic Frontier Foundation (EFF) e Federal Trade Commission (FTC). A proposta também foi enviada à W3C. Já é um bom começo.
[via paidContent]