Uma coisa é certa, seja pelo senso comum ou por pesquisas e previsões: embaixo de muitas árvores de Natal nos Estados Unidos havia gadgets, e com certeza muitos iPods touch. Uma forma de meio que comprovar isso é ver as estatísticas de ativação do Facebook para gadgets da Apple: o gráfico apresenta um pico generoso entre 24 e 27 de dezembro, mostrando 1,6 milhão de novos usuários.
O Android também apresentou uma subida respeitosa, mas como notou John Gruber, do Daring Fireball, o pico natalino não chega nem perto, com pouco mais de 900 mil novos usuários.
Como não há um app do Facebook próprio para iPad e o iPhone é um pouco caro demais (ou dor de cabeça demais) para ser dado como presente de Natal, só nos resta concluir que o iPod touch é o grande responsável por essas ativações do Facebook para iOS. Bom saber que o Android logo terá sua própria versão de smartphone sem telefone.
· · ·
Outros apps parecem estar reagindo de maneira similar: de acordo com o TechCrunch, aplicativos acompanhados pela empresa MixPanel viram a atividade de novos usuários triplicar nos dias após o Natal.
O SAI, por sua vez, traz a notícia de que Tp Tap Revenge 4, da Tapulous, teve uma performance 100% maior que a do ano passado — foram 45 mil downloads por hora, o que levou o TTR4 ao topo dos rankings em 37 países.
Agora é esperar pelos resultados oficiais da Apple para saber como foram as vendas de gadgets.