O melhor pedaço da Maçã.

Apple e desenvolvedores de apps são processados por violar a privacidade de usuários

Depois da reportagem do “WSJ.com” sobre apps que violam a privacidade de usuários enviando sem consentimento expresso informações para anunciantes, seria questão de tempo até que alguém abrisse um processo.
Martelo de juiz

Depois da reportagem do Wall Street Journal sobre apps para iOS e Android que violam a privacidade de usuários enviando sem consentimento expresso informações para anunciantes, seria questão de tempo até que alguém em uma das nações com mais advogados por habitante do mundo abrisse um processo.

Publicidade

Martelo de juiz

Pois bem, a BusinessWeek conta que no último dia 23 foi iniciada uma ação contra a Apple e vários desenvolvedores de apps do iOS (inclusive Paper Toss, Pandora, The Weather Channel e Dictionary.com) justamente por causa da mistura perigosa que eles fazem com privacidade e publicidade, registrando que apps são baixados, com que frequência são usados e por quanto tempo.

“Alguns apps estão vendendo informações adicionais para redes de publicidade, incluindo localização, idade, gênero, ganhos, etnia, orientação sexual e posição política dos usuários”, consta no processo (e foi exatamente o que o WSJ apurou, na reportagem que citamos no início do post).

Publicidade

O processo, iniciado no Distrito Norte da Califórnia, busca ganhar status de ação coletiva e todos os clientes da Apple nos EUA que instalaram apps em iPads ou iPhone (por que não iPods touch?) entre 1º de dezembro de 2008 e a semana passada poderão tomar parte na ação.

Agora sabe o que é pior que um processo por causa de violação de privacidade? Dois processos por violação de privacidade! Uma outra ação judicial, esta iniciada na Carolina do Norte, também coloca a Maçã e vários desenvolvedores no banco dos réus, segundo a Wired.com. É mole?

Pelo visto, 2011 vai começar movimentado, no departamento jurídico de Infinite Loop… 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Juntas, Apple, RIM e HTC terão 50% do mercado de smartphones no primeiro trimestre de 2011

Próx. Post

Mozilla não nega um browser para iOS, mas afirma que ele não seria o Firefox

Posts Relacionados