A firma de segurança McAfee publicou hoje um relatório com estimativas sobre os principais alvos de ataques e malwares para 2011, incluindo nomes como iPhone e Mac OS X (Apple), Android e Google TV, encurtadores de URLs, foursquare e outros que ganharam bastante popularidade no ano corrente (justificativa usada há anos para explicar o porquê de tantas vulnerabilidades no Windows).
“Observamos avanços significativos em adoção de dispositivos e redes sociais, reposicionando o alvo em plataformas e serviços que as pessoas mais utilizam”, afirmou Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs. “Essas plataformas e serviços se tornaram muito populares em um curto espaço de tempo, e elas já estão notando um aumento considerável em vulnerabilidades, ataques e perdas de dados.”
No caso da Apple, especificamente, a McAfee acredita que malwares direcionados a Macs se multiplicarão e se tornarão mais sofisticados em 2011. Ela também cita a expansão de iPads e iPhones em ambientes corporativos, combinada com a ausência de medidas de segurança necessárias para esses dispositivos, um estímulo muito forte para a ocorrência cada vez mais comum de botnets e cavalos de Troia focados em plataformas Apple.
Evidentemente que cabe a todas as empresas envolvidas tomar providências e cuidados para oferecer produtos/serviços os mais seguros possíveis, mas é inegável que tudo o que se faz online hoje em dia está sujeito a brechas de segurança. Portanto, é preciso muita cautela e atenção no que se faz por aí, a fim de evitar dores de cabeça e problemas indesejados.
Este foi o primeiro relatório “Threat Predictions” da McAfee liberado desde que ela foi adquirida pela Intel.