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Meta lança Quest 3 e novos óculos Ray-Ban Meta

Meta Quest 3

A Meta anunciou hoje, durante o evento Meta Connect, dois novos produtos de realidade aumentada/virtual: as novas versões do seu headset de VR/AR Quest 3 e do par de óculos de sol com uma câmera e alto-falantes embutidos feito em parceria com a Ray-Ban. O lançamento rendeu até mesmo alfinetadas à Apple e ao Vision Pro, sua bateria com fio e alto preço.

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Apesar de contar com um design semelhante ao da geração anterior, o Meta Quest 3 recebeu alguns aprimoramentos, sendo chamado pela empresa de “primeiro headset de realidade mista de mercado de massa do mundo”. Esse aspecto de ser algo popular é bastante ressaltado, como forma de se diferenciar do — como defendido pela empresa — inacessível Vision Pro.

Em matéria de desempenho, o processador Qualcomm Snapdragon XR2 Gen 2 oferece o dobro de desempenho gráfico da geração passada, o que se traduz em menores tempos de carregamento e cenas mais detalhadas. O Quest 3 é o primeiro headset a ser equipado com esse chip. A bateria, assim como a do Quest 2, dura entre 90 minutos e 3 horas.

O display 4K+ ganhou um aumento de 30% na resolução, contando agora com 2064×2208 pixels para cada olho, o que também significa uma densidade de 25 pixels por grau e 1.218 por polegada. Além disso, a nitidez da tela aumentou em 25% em relação ao modelo anterior, o que contribui para uma melhor experiência. O campo de visão, por sua vez, aumentou em 15%, sendo de 110º horizontais e 96º verticais.

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Assim como o Vision Pro, o Quest 3 conta com uma tecnologia que permite alternar entre conteúdos de AR e outros de VR, que inserem elementos ao que estiver à sua frente. A tecnologia Passthrough, responsável por mostrar o ambiente ao usar o headset, agora mostra dez vezes mais pixels do que o modelo anterior, com uma maior fidelidade de captura e reprodução.

As lentes que se localizam na frente do dispositivo, por sua vez, agora estão 40% mais compactas. O desempenho dos alto-falantes também recebeu melhorias, estando agora 40% mais altos, ajudando na imersão do áudio — apesar de também haver um conector de fones de ouvido de 3,5 milímetros.

Além das lentes mais compactas, o Quest 3 está mais fino que o 2 e com um peso mais bem distribuído, o que aumenta o conforto ao usá-lo. O design também é ajustável, o que é importante para a proposta do aparelho de ser popular, podendo-se ajustar a distância entre as pupilas de 53mm até 75mm e até mesmo usar o dispositivo com óculos de grau!

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Outra área a receber melhorias foi o controle do dispositivo, chamado de Touch Plus. Ele agora oferece tecnologia da TruTouch, também tendo ficado mais ergonômico. O headset suporta, ainda, outros controles, além de contar com a tecnologia de rastrear os movimentos das mãos e de usar gestos para fazer ações no sistema.

Entre os 100 novos e atualizados jogos disponíveis para o dispositivo estão The Walking Dead: Saints & SinnersAsgard’s Wrath 2 — que está indo de brinde por tempo limitado para quem comprar o headset — e Stranger Things em Realidade Virtual. Até dezembro, o produto também ganhará suporte ao Xbox Gaming Cloud.

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Há várias opções de tiras — com diferentes cores — vendidas separadamente, tornando o dispositivo ainda mais personalizável. O Meta Quest 3 está em pré-venda e custa US$500 na versão com 128GB de armazenamento e US$650 na com 512GB, devendo chegar às lojas (dos Estados Unidos) no dia 10 de outubro.

Ray-Ban Meta

Além do Quest 3, a Meta lançou mais uma geração da sua coleção de óculos inteligentes feitos em parceria com a EssilorLuxotica, que produz os conhecidos Ray-Ban. A ideia do dispositivo é a de ser um par de óculos com design convencional, mas com uma discreta câmera, além de alto-falantes nas hastes.

O novo modelo traz melhorias a partir do feedback dos usuários, segundo a Meta. Uma delas são os alto-falantes, que contam com um novo design e graves melhorados, volume máximo estendido e melhor áudio direcional. Também há um novo conjunto de cinco microfones, que oferecem uma melhor captura de áudio ao gravar vídeos, por exemplo.

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A câmera, por sua vez, agora conta com 12 megapixels, podendo capturar vídeos com resolução Full HD (1080p) de até 60 segundos. É possível também, tirar fotos, bem como compartilhá-las facilmente por meio de comandos de voz.

O dispositivo é equipado por um chip Qualcomm Snapdragon AR1 Gen1 Platform, que cuida do processamento de fotos e vídeos. Com a bateria do novo estojo de recarga, a autonomia total prometida é de 36 horas, com as 8 recargas adicionais do estojo.

Os óculos estão disponíveis em mais de 150 opções de personalização diferentes, o que inclui distintas cores e as opções de armações Wayfarer e Headliner. Há 3 opções de cores com o acetato transparente, deixando os componentes internos visíveis. Em geral, o peso e a espessura do dispositivo diminuíram, tornando-o mais confortável para o uso; o acessório também se tornou resistente a água e poeira, com certificação IPX4.

Em matéria de recursos, agora é possível fazer lives no Instagram e no Facebook diretamente dos óculos, podendo-se tocar e segurar na haste dos óculos para que os comentários sejam lidos. O dispositivo também é compatível com os comandos de voz da Meta AI, além de contar com um recurso de tradução, como ressaltado pelo TechCrunch.

Os óculos estão em pré-venda, devendo chegar às lojas no dia 17 de outubro. Os preços começam em US$300.

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