Semanas antes de ser adquirida pelo Google, a firma de publicidade AdMob já estava na mira da Apple, segundo um rumor levantado na segunda-feira pelo Silicon Alley Insider. Uma oferta de valor desconhecido já tinha sido feita para a compra, porém a gigante de buscas teria sido forçada a abrir bem mais a carteira para garantir a nova empresa — uma das mais caras já adicionadas ao seu bolo.
Nenhum representante das três companhias quis comentar o assunto, mas soa estranho o interesse da Apple por uma empresa desse tipo, que é especializada em anúncios publicitários veiculados através de web apps e aplicativos nativos para iPhones/iPods touch. Apenas nesse último caso, a plataforma móvel da Maçã responde atualmente por 80% das propagandas geradas na rede da AdMob.
Para o Google, a compra da AdMob representa uma chance de ampliar a sua participação no cenário da propaganda móvel das mais diversas plataformas. No entanto, se a Apple tivesse chegado primeiro (isto é, se ela ao menos fez alguma proposta), a fonte do SAI não acreditaria apenas no seu interesse pelo setor de publicidade móvel.
A pergunta-chave é: por que a Apple se interessaria pela AdMob sem ter vontade de trabalhar com anúncios? Talvez Cupertino tenha projetos para colocar em execução nessa área e queria um nome forte por trás deles; porém, eu prefiro acreditar que ela não esteja interessada em outra coisa a não ser fazer mais dinheiro com aplicativos para iPhone OS — e o pior é que ela pode…