Quando pensamos que o fim de ano faz o departamento de propriedade intelectual da Apple desacelerar, mais e mais patentes vão aparecendo, pululando como coelhos no meio do mato ou vulnerabilidades numa versão nova do Flash. Um dos últimos inventos traz a descrição de uma tela sensível ao toque integrada a gadgets como reprodutores de mídia, telefones ou computadores portáteis. Antes que a ideia de um MacBook com touchscreen venha à mente, lembre que hoje mesmo falamos do iPod phone.
![]() |
![]() |
O invento é bastante técnico e as ilustrações mostram diagramas complicados, mas em linhas gerais ele descreve como sensores podem ser integrados a pixels, de forma que uma touchscreen possa ser composta por uma peça única. Uma das ilustrações chega a revelar que os componentes que captam toques podem ser significativamente maiores que os pontos que formam as imagens nas telas — por exemplo, cada “pixel de toque” ocuparia o espaço de 4.096 pixels do display.
· · ·
Uma outra patente diz respeito a um sistema de descompressão em microcontroladores, ou “computadores em um chip” e pode estar relacionada com o processador A4, usado em iPads, iPhones e iPods touch de última geração. Além desta, outras duas patentes referentes a memórias NAND flash foram registradas, e curiosamente uma delas fala de monitoramento da saúde de memórias não-voláteis.
Por fim, um invento trata de formas para exibir várias imagens e informações adicionais no Aperture, e outro diz respeito à recuperação de informações eletrônicas através de um aplicativo — ou seja, se refere ao Time Machine. Aliás, toda patente relacionada ao sistema de backups automáticos do Mac OS X é bem-vinda, pois o processo aberto pela Mirror Worlds continua rolando.
[via Patently Apple]