Ao anunciar a abertura da Mac App Store hoje cedo, a Apple se vangloriou da existência de mais de 1.000 apps disponíveis. Claro que, em meio a tantos aplicativos, algumas pérolas iam acabar se destacando. E, quando eu digo “pérolas”, eu me quero dizer “coisas que nem o Diabo teria coragem de jogar aos porcos”, especialmente no que diz respeito a interface.
Por conta disso, eis que surge o Read the fucking HIG, uma coletânea dos aplicativos mais horrorosos e toscos que tiveram a coragem de dar as caras na inauguração da loja. Cada post é seguido por pequenos comentários que, segundo o TechCrunch, estão divertindo muito o pessoal lá em Infinite Loop.
Caso você não saiba, HIG significa Human Interface Guidelines, ou Diretrizes de Interfaces Humanas. Em outras palavras, a Apple descreve bem direitinho como um app bem-feito deve ser, mas parece que nem todo mundo está disposto a ler esse manual.
Abaixo, uma imagem acompanhada por um review publicado na Mac App Store:
Ótimo trabalho
Bom lay out. Este app faz um excelente trabalho ao apresentar a Declaração de forma simples e elagente. [sic]
Como disseram no Read the fucking HIG, “Não dá pra inventar esse tipo de m****.” Triste, porém verdade — e não tem como mudar o tamanho da fonte. 😛