Confesso que fiquei espantado quando a Apple anunciou que 1 milhão de aplicativos foram baixados da Mac App Store em apenas 24 horas: um marco desses em tão pouco tempo é espantoso, principalmente se levarmos em conta que não há tantos Macs compatíveis com a loja quanto iGadgets mundo afora. Só que essa foi a performance geral, entre todos os mais de 1.000 aplicativos. Como teriam se saído apps em particular?
O MacRumors conversou com alguns desenvolvedores de jogos e obteve números bem variados. David Frampton, da Majic Jungle Software, contou que seu aclamado game para iOS, Chopper 2 [152MB], vendeu 30 mil cópias a US$1 (preço promocional, com 80% de desconto) no seu primeiro dia de Mac App Store, o que gerou uma receita pouco superior a US$20 mil.
Outros games, menos conhecidos, não tiveram tanto sucesso: o 4×4 Offroad Racing [US$4] vendeu menos de 100 cópias; Bubble Bang [US$3], parcas 17, e Light Quest [US$10, mas já baixou para US$5], apenas 3 — talvez só o próprio criador e mais dois parentes/amigos.
Devemos ter em mente que, enquanto há 125 milhões de aparelhos com o iOS por aí (e todos podem ter acesso à App Store), dos 50 milhões de Macs em uso, apenas os com a última versão do Snow Leopard (sem chance pros PowerPC) contam com a loja de aplicativos. Se isso vai ser um empecilho entre desenvolvedores e pilhas de dinheiro, o tempo dirá. Até lá, esperaremos por mais números de mais categorias, para termos uma visão mais geral da situação.