Vasculhando os bastidores da Mac App Store, descobriu-se toda uma mitologia por trás do botão “Installed”

Ícone da Mac App Store

Enquanto os “civis” viram na Mac App Store uma forma divertida de estourar a fatura do cartão de crédito, Daniel Jalkut encontrou um playground de outro tipo. Vasculhando o código da nova loja da Apple, ele encontrou muito HTML e JavaScript por trás do singelo botão “Installed”, que aparece quando você já tem um dado aplicativo na sua máquina.

Publicidade

Exemplos de apps instalados da Mac App Store

Acontece que, se a Mac App Store achar que você já tem um app, vindo dela ou não, é impossível fazer uma aquisição duplicada. Isso parece não valer, porém, quando um aplicativo está na versão, digamos, 2.5 na loja da Apple e você tem a versão 2.4. Pode ser um problema, caso um usuário ache que a licença comprada diretamente do desenvolvedor vai garantir uma atualização gratuita via Mac App Store? Pode.

Por enquanto, nem todos os apps contam com sistemas de verificação para impedir que um usuário pague na Mac App Store por um aplicativo que ele já adquiriu fora dela. “Nem todos” significa dizer que “alguns” já possuem mecanismos deste tipo: ninguém vai ficar surpreso, creio eu, ao saber que são justamente os aplicativos da própria Apple.

Publicidade

O Aperture, por exemplo, tem várias linhas de código em JavaScript que cuidam de possíveis cenários nos quais alguém que já tem o software instalado (mas oriundo de fora da loja) clica no botão de comprar: elas essencialmente checam a versão e a presença de um _MASReceipt no aplicativo, além de terem instruções para o caso de o software ser alienígena — entre elas, até a recomendação de usar a Atualização de Software (Software Update) para obter atualizações.

No fim das contas, isso tudo pode significar que desenvolvedores terão acesso a mais recursos para que a Mac App Store trate de forma mais inteligente os aplicativos externos. Quem sabe esta janela de confirmação desenhada por Daylen Yang não se torna realidade?

Mockup de confirmação de compra na Mac App Store

Contudo, por enquanto fica no ar a mística por trás do botão “Installed”: ele pode aparecer (ou não) e impedir que você compre um aplicativo que foi obtido fora da loja, mas só os apps comprados na Mac App Store vão aparecer com esta marcação e ser atualizados gratuitamente (ou não, já que no futuro upgrades podem vir a ser cobrados).

[via Daring Fireball]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…